Home
Inicio
Palestra aborda sistema de cotas na II Semana de Consciência Negra
A educação é um importante meio para tentar combater a desigualdade e a discriminação racial no Brasil, na opinião de Wilson Martins Lalau, que ministrou palestra sobre o novo sistema de cotas sociais e raciais na II Semana de Consciência Negra do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

 

Diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia de Florianópolis e Região (Sinergia) e membro da Comissão Estadual contra a Discriminação Racial da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wilson falou sobre a história dos negros e do racismo no Brasil para um público formado principalmente por alunos de cursos técnicos integrados do Campus Florianópolis.

 

No Brasil Colônia, a escravidão era herdada de pai para filho – os filhos dos escravos de origem africana também eram escravos – e isso ficou no imaginário da população brasileira, de acordo com Wilson. "Há uma condição de subalternidade instituída para os negros", diz. O diretor do Sinergia conta que mesmo após declarada extinta a escravidão no Brasil, não houve qualquer apoio do governo para inclusão social dos libertos.

 

Um dos exemplos, diz Wilson, é a própria Lei Áurea, que tinha apenas dois artigos – um declarando extinta a escravidão e outro revogando as disposições em contrário – sem conceder mais benefícios aos ex-escravos, ao contrário do que ocorreu em outros países.

 

As políticas de ações afirmativas são uma maneira de promover a igualdade racial, afirma Wilson Lalau. Ele lembra que as ações afirmativas não são apenas cotas e que não se pode "tratar segmentos diferentes de maneira igual". "São necessárias políticas para inserir pessoas em contextos nos quais não estão", comenta.

Para o diretor do Sinergia, não é verdade que as cotas podem fazer a qualidade do ensino cair e somente cotas sociais não resolveriam o problema da desigualdade racial. "Não se avalia capacidade intelectual de uma pessoa pelo cor da pele dela, e as políticas sociais do Brasil não incluíram o negro", critica. No entanto, ele lamenta o fato de as cotas raciais terem sido impostas por lei e não adotadas por meio de conscientização da sociedade.

 

A palestra de Wilson Lalau fez parte da programação da II Semana de Consciência Negra do Campus Florianópolis, realizada de 19 a 23 de novembro.

 
Alunos de graduação podem participar de intercâmbio no exterior
O programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal abriu novas chamadas para o intercâmbio de estudantes no exterior. Há vagas para Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. Os alunos dos cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina podem se inscrever em qualquer uma das chamadas, desde que atendam aos requisitos exigidos.

 

O coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC, Jair Líbero Cadorin, explica que os formulários de inscrição ainda não estão disponíveis, mas orienta aos alunos a lerem as chamadas no site do Ciência sem Fronteiras. "No caso dos estudantes do IFSC, salientamos a necessidade de efetuação das inscrições também no âmbito do Instituto", destaca. As inscrições no IFSC podem ser feitas pela página das Relações Internacionais (clique aqui).

Leia mais...
 
Divulgada a relação de candidatos por vaga do processo seletivo 2013.1

Nos dias 25 de novembro e 9 de dezembro, 12.156 candidatos disputarão 2.846 vagas em cursos técnicos e de graduação no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Esse é um dos maiores números de inscritos já registrados em processos seletivos da instituição. Entre os cursos de graduação mais procurados na ampla concorrência estão Gestão da Tecnologia da Informação, Radiologia e Engenharia Elétrica do Campus Florianópolis.

Leia mais...
 
Avaliação do IFSC começa na próxima semana

De 26 a 30 de novembro, servidores e alunos de todos os campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) poderão avaliar a instituição. A avaliação faz parte do trabalho desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação do IFSC (CPA). Entre as questões que poderão ser apreciadas, estão políticas para ensino, infraestrutura e políticas de atendimento aos estudantes.

 

A avaliação dos campi que possuem cursos de graduação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES) e tem como objetivo avaliar diversas dimensões para verificar o comprometimento da gestão com a instituição. Pela legislação, apenas os campi que oferecem cursos de graduação precisam realizar avaliações institucionais. No IFSC, no entanto, os campi que só possuem cursos técnicos também participam do processo. "A intenção é aumentar a abrangência da avaliação", destaca a representante da CPA, Cristiele Aparecida Petri.

Leia mais...
 
19ª Mostra Design do IFSC começa nesta quarta-feira

Com o tema “Ponto contra Pontos”, será realizada nesta semana a 19ª Mostra Design do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento começa na quarta-feira (21) e vai até sexta-feira (23) no Campus Florianópolis. A programação conta com palestras, oficinas, mesa-redondas e exposições gratuitas para toda a comunidade.

 

A Mostra Design é um evento acadêmico-cultural organizado pelos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto como trabalho da unidade curricular de “Gestão de Design”. Realizada desde 2003, a mostra tem como objetivo divulgar os trabalhos e estudos realizados pelos graduandos do curso à comunidade, além de proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos, experiências e aprendizagem.

 

De acordo com a comissão organizadora, a proposta desta edição – que tem como tema “`Ponto conta Pontos” - é a inserção dos diferentes pontos em que o design se encontra, de maneira que, por meio da contribuição de profissionais convidados e dos demais participantes, o evento adquira um caráter mais crítico-reflexivo. “Quando dois pontos de vista se complementam, devagar ou rápido, ainda assim seguem o mesmo caminho. Já quando surge um contraponto, ou seja, uma maneira oposta de considerar ou entender uma questão, esse caminho se bifurca ou se ramifica. Desta forma, o indivíduo se força a parar, rever e ampliar os seus conceitos”, explicam os organizadores do evento ao abordar o contexto do tema.

 

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário fazer inscrição prévia. Além de  palestras, oficinas, mesa-redondas – que acontecem em horário determinado – uma exposição ficará montada durante os três dias no hall de entrada do Campus Florianópolis. Os trabalhos expostos serão projetos curriculares e extracurriculares dos graduandos do curso.

Clique aqui para conferir a programação completa.

 
Informativo do Campus Florianópolis

Saiu a edição de novembro do Informativo do Campus Florianópolis. Leia e fique por dentro do que acontece aqui!

 

Informativo novembro 2012 - ano 02, nº 15

 
<< Início < Anterior 301 302 303 304 305 306 Próximo > Fim >>

 

DESTAQUES

 

banner encceja

 

Certificados

 

FORMATURA

 

contratacao temporaria

 

selo monitoria inscries abertas site

 

auxlio-moradia

 

alimentao-1

 

horario docentes

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 52 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.