Home Notícias Inscrições reabertas
Inscrições reabertas PDF Imprimir E-mail

Foram reabertas nesta quinta-feira (25) as inscrições para os cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). As inscrições estavam suspensas desde o dia 15 de outubro para adequação do sistema, a fim de atender à nova Lei de Cotas. O prazo final continua sendo 11 de novembro.

A principal mudança ocorreu em relação aos cursos técnicos, que agora também terão reserva de vagas. De acordo com a nova lei, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Para os cursos de graduação, a reserva de vagas antiga não será mais válida. Agora, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina. Os candidatos que já se inscreveram nos cursos de graduação e fizeram a opção de reserva de vaga, deverão refazê-la de acordo com as novas regras. Os inscritos que não fizerem a adequação serão considerados inscritos na ampla concorrência.

De acordo com o chefe do Departamento de Ingresso do IFSC, Albertinho Della Giustina, os candidatos que já se inscreveram não serão prejudicados. “Quem já realizou a inscrição deve acessar o sistema e fazer as adequações necessárias. Todos os inscritos que autorizaram o envio de e-mail pelo Departamento de Ingresso receberão instruções de como fazer isso”, explica.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IF-SC pelo telefone 0800 722 0250. As informações completas estão nos editais disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Devolução da taxa de inscrição

Os candidatos já inscritos que desejarem cancelar sua inscrição em virtude das novas regras poderão requerer a devolução da taxa de inscrição até o dia 9 de novembro. A solicitação pode ser feita pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou no campus mais próximo.

Estude no Campus Florianópolis IF-SC

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Quem precisar pode realizar a inscrição na Coordenação de Ingresso, no próprio Campus Florianópolis, onde estão disponíveis computadores exclusivos para esta finalidade. A taxa é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação. Para os cursos Proeja/Técnicos a inscrição é gratuita.

O Exame de Classificação para cursos técnicos será em 25 de novembro. Já a prova do Vestibular para os cursos de graduação será realizada em 9 de dezembro. No caso dos cursos Proeja/Técnicos a seleção é por sorteio.

A divulgação dos aprovados sai em 20 de dezembro. Quem for aprovado, ingressará nos cursos do IF-SC no primeiro semestre de 2013.

Os editais completos com todas as vagas estão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Novidades

Esse processo seletivo contará pela primeira vez com os cursos de Engenharia. Serão oferecidas três engenharias para início no 1º semestre de 2013: Elétrica, Eletrônica e Mecatrônica. Para o processo de ingresso 2013.2 entrará também o curso de Engenharia Civil.

Confira todos os cursos com inscrições abertas no Campus Florianópolis:

Técnico Integrado em Edificações (Vespertino) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho (Noturno) – 32 vagas

Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (Noturno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Design de Produto (Diurno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (Noturno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Radiologia (Noturno) – 13 vagas

Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia (Noturno) – 16 vagas