Home Notícias Inscrições para cursos do IF-SC terminam neste domingo
Inscrições para cursos do IF-SC terminam neste domingo PDF Imprimir E-mail

As inscrições para os cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terminam no próximo domingo (11). Ao todo, são 2.967 vagas em 75 cursos gratuitos distribuídos em 18 campi pelo estado. As oportunidades são para as cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site www.ingresso.ifsc.edu.br. Os campi do IFSC também disponibilizam computadores para quem desejar fazer a inscrição no local. No Campus Florianópolis as inscrições estão sendo realizadas na COING – Coordenação de Ingresso. A taxa é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação. Para os cursos Proeja/Técnicos a inscrição é gratuita.

O exame de classificação para cursos técnicos será em 25 de novembro. Já a prova de vestibular para os cursos de graduação será realizada em 9 de dezembro.

A divulgação dos aprovados sai em 20 de dezembro. Quem for aprovado, ingressará nos cursos do IFSC no primeiro semestre de 2013.

Os editais completos com todas as vagas estão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Reserva de vagas

De acordo com a nova Lei das Cotas, o IFSC faz reserva de vagas tanto para cursos técnicos quanto para cursos de graduação. No caso dos cursos técnicos, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Para os cursos de graduação, a reserva de vagas antiga não será mais válida. Agora, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Opções de cursos no IF-SC Campus Florianópolis

Os cursos técnicos oferecidos dividem-se entre: integrados ao ensino médio (nos quais o aluno faz o ensino médio junto com o técnico no IFSC) e subsequentes (pós-ensino médio). Os cursos de graduação são de bacharelado ou superiores de tecnologia. Ainda são oferecidos os cursos Proeja/Técnico, voltado para jovens e adultos que buscam fazer o Ensino Médio junto com um curso técnico no IFSC.

Confira abaixo os cursos disponíveis para o próximo semestre no Campus Florianópolis:

Técnico Integrado em Edificações (Vespertino) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho (Noturno) – 32 vagas

Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (Noturno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Design de Produto (Diurno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (Noturno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Radiologia (Noturno) – 13 vagas

Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia (Noturno) – 16 vagas