Home Notícias Inscrições para cursos prorrogadas até segunda (12/11)
Inscrições para cursos prorrogadas até segunda (12/11) PDF Imprimir E-mail

As inscrições para os cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (12). A extensão do prazo em mais um dia será para compensar a indisponibilidade do sistema de inscrições no sábado (10) - que ficará fora do ar por manutenções externas. A taxa de inscrição poderá ser paga até o dia 13 de novembro.

Ao todo, são cerca de 3 mil vagas em diversos cursos gratuitos. As oportunidades são para as cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site www.ingresso.ifsc.edu.br. Os campi do IFSC também disponibilizam computadores para quem desejar fazer a inscrição no local. No Campus Florianópolis as inscrições estão sendo realizadas na COING – Coordenação de Ingresso. A taxa é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação.

O exame de classificação para cursos técnicos será em 25 de novembro. Já a prova de vestibular para os cursos de graduação será realizada em 9 de dezembro.

A divulgação dos aprovados sai em 20 de dezembro. Quem for aprovado, ingressará nos cursos do IFSC no primeiro semestre de 2013.

Os editais completos com todas as vagas estão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Indisponibilidade do site no sábado

Em função da obra de revitalização da Avenida Presidente Kennedy, em São José, os sites do IFSC – que dependem do Campus São José – ficarão fora do ar neste sábado (10). Entre eles, estão o portal e o site do Ingresso.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, essa manutenção é externa e afetará grande parte da cidade de São José. “Como o Campus São José, que é um Ponto de Presença da REMEP-FLN/RNP, ficará indisponível durante todo sábado, então a Reitoria também ficará com seus serviços e sistemas indisponíveis”, explica.

Reserva de vagas

De acordo com a nova Lei das Cotas, o IFSC faz reserva de vagas tanto para cursos técnicos quanto para cursos de graduação. No caso dos cursos técnicos, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Para os cursos de graduação, a reserva de vagas antiga não será mais válida. Agora, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Opções de cursos no IFSC Campus Florianópolis

Os cursos técnicos oferecidos dividem-se entre: integrados ao ensino médio (nos quais o aluno faz o ensino médio junto com o técnico no IFSC) e subsequentes (pós-ensino médio). Os cursos de graduação são de bacharelado e superiores de tecnologia.

Confira abaixo os cursos disponíveis para o próximo semestre no IFSC Campus Florianópolis:

Técnico Integrado em Edificações (Vespertino) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho (Noturno) – 32 vagas

Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (Noturno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Design de Produto (Diurno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (Noturno) – 12 vagas

Superior de Tecnologia em Radiologia (Noturno) – 13 vagas

Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia (Noturno) – 16 vagas