Home Notícias Equipe de robótica do Câmpus Florianópolis é homenageada na Câmara Municipal de Florianópolis
Equipe de robótica do Câmpus Florianópolis é homenageada na Câmara Municipal de Florianópolis PDF Imprimir E-mail
Ter, 02 de Agosto de 2016 13:16

homenagem ifsc 01 08 16 2 0A Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta segunda-feira, 1º de agosto, homenagem à Equipe Magic Island Robotic Team, primeira equipe catarinense a participar da FIRST Robotics Competition (FRC), considerada a maior competição de robótica do mundo, e também a primeira a conquistar um dos prêmios mais relevantes desse evento. A equipe é composta por três coordenadores, dois mentores e 15 estudantes do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A FIRST Robotics Competition (FRC) é organizada pela NASA e tem a participação de mais de quatro mil times de todo o mundo. Entre as atividades exigidas aos participantes está a programação de robôs para executar tarefas pré-estabelecidas. A organização divulga o desafio em janeiro e, então, as equipes têm até seis semanas para montar o robô. Em 2016, a competição ocorreu de 30 de março a 02 de abril, nos Estados Unidos, e os alunos catarinenses representaram muito bem o Estado e o Brasil.

O vereador Pedro de Assis Silvestre (PP), requerente da homenagem, destacou que o sonho dos jovens estudantes parecia distante, mas foi realizado com garra, determinação e conhecimento. “Vocês saíram de uma Ilha no Sul do mundo, foram aos Estados Unidos competir com equipes de várias nacionalidades, e conseguiram se destacar. A Câmara Municipal de Florianópolis hoje cumprimenta o trabalho que vocês fizeram”.

Um dos estudantes do projeto, Gabriel Schoninger, em nome dos demais companheiros, agradeceu a homenagem e ressaltou que as conquistas não ficaram restritas aos Estados Unidos, sendo que a equipe continua representando o Brasil mundo afora. “Há duas semanas a gente conseguiu participar, mesmo que indiretamente, de uma competição na Austrália. E nesta quarta-feira a gente vai para a China participar de outra competição que jamais imaginamos chegar”.

O diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Câmpus Florianópolis, Clovis Antonio Petry, salientou que a conquista mostra que independente da nacionalidade, se americanos, europeus ou chineses, o brasileiro também pode se destacar em áreas de tecnologia e inovação. “Muitas vezes com menos recurso, mas mais criatividade. Essa é a demonstração de que nossos alunos são capazes. Não é o bem material, mas o reconhecimento que eles receberam, que a instituição recebeu, nesta competição é inimaginável”.

O presidente da Câmara, Erádio Gonçalves (PSD), encerrou a solenidade de homenagem afirmando que a Casa Legislativa sente-se honrada em reconhecer o trabalho desse grupo que fez de um sonho o caminho para a realidade. “Esse time mostra que a educação é o caminho para alcançar os objetivos desejados e que o povo brasileiro, em especial, o catarinense, tem competência para servir de exemplo e referência para todo o mundo”.

Com informações da Câmara Municipal de Florianópolis .

Matriculas2019 2

edital12