Home Notícias IFSC abre inscrições para ensino médio técnico
IFSC abre inscrições para ensino médio técnico PDF Imprimir E-mail
Qua, 12 de Abril de 2017 14:21

altO IFSC abriu nesta terça-feira (11) as inscrições para os cursos de ensino médio técnico. São 175 vagas em seis cursos no Câmpus Florianópolis. No total, em toda a rede IFSC, são 659 vagas em 19 cursos, divididos entre sete câmpus: Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. As inscrições podem ser feitas até 11 de maio, no Sistema de Ingresso do IFSC.

A seleção será por meio de prova de conhecimentos gerais, que será aplicada dia 11 de junho, no período da tarde. A prova consistirá em 20 questões objetivas, sendo 10 de Português e 10 de Matemática. A taxa de inscrição é de R$ 55,00.

Os cursos de ensino médio técnico, também chamados de integrados, oferecem a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso escolhido.

Para os cursos do Câmpus Itajaí, a seleção será por sorteio público, sem provas e nem cobrança de taxa de inscrição. Além de dois cursos de ensino médio técnico, o câmpus vai ofertar ainda um curso subsequente, para quem já fez o ensino médio, e outro concomitante, para quem faz ensino médio em outra escola. O sorteio público será realizado dia 26 de maio e o resultado divulgado dia 29 de maio.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas para os cursos de ensino médio técnico. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas e desses, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor.

Em ambos os casos de estudantes de escolas públicas, há ainda mais uma subdivisão: 24% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e pessoas com deficiência. As cotas para estudantes de escolas públicas só são válidas para quem estudou em escola pública durante todo o ensino fundamental.

Isenção da inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 55,00. Porém, doadores de sangue, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos no total podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até 2 de maio. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição. O detalhamento do processo está nos editais.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse os Editais de Ingresso na Página de Editais do IFSC.

Veja mais informações sobre os cursos no Guia de Cursos do IFSC.

Veja no site do IFSC os períodos de inscrição para os demais cursos com ingresso no segundo semestre de 2017.

Cursos disponíveis:

Câmpus Chapecó