Home Notícias Câmpus Florianópolis realiza Semana da Enfermagem de 12 a 19 de maio

MATRICULAS 2018 1 ct

Câmpus Florianópolis realiza Semana da Enfermagem de 12 a 19 de maio PDF Imprimir E-mail
Qua, 10 de Maio de 2017 13:36

Enfermagem logoDe 12 a 19 de maio, os estudantes e professores do curso técnico de Enfermagem do Câmpus Florianópolis realizam a Semana da Enfermagem. O tema da edição deste ano é “Transformando Cuidar em Sorrir”, e marca também os 15 anos do curso.

As atividades começam na sexta, dia 12, com a cerimônia de abertura às 16h e a palestra com a professora Rosane do Prado sobre a trajetória da Enfermagem no IFSC – Câmpus Florianópolis. O 1º Encontro de ex-alunos do curso técnico em Enfermagem do câmpus também será na sexta. Toda a programação deste dia será no Auditório Alberto Aparecido Barbosa.

Os temas abordados vão desde atendimentos externos, população de rua, discussão sobre a estética feminina, atuação dos técnicos em áreas específicas, até o mercado de trabalho e suicídio.

A programação (veja abaixo o cronograma completo) inclui ainda cine debate e uma gincana entre acadêmicos e docentes.

Sobre a Semana de Enfermagem

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem, a data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

12 de maio – sexta – Auditório Alberto Aparecido Barbosa
15h – Acolhimento – Inscrições e abertura do evento
16h -Palestra – A trajetória da Enfermagem no IFSC – Câmpus Florianópolis, com Rosane do Prado

16 de maio – terça – Auditório Alberto Aparecido Barbosa
13h30min – Palestras/debates
• Pessoas em situação de rua e relações de gênero: trajetórias sociais, violência e saúde, com Dalvan Antônio de Campos;
• Consultório na Rua, com Graziella Moreira Heck.

17 de maio – quarta – Auditório Alberto Aparecido Barbosa
13h30min – Palestras/debates
• História da Enfermagem no IFSC, com Luciane Oliari
• Atuação de Enfermagem nos serviços de Radiologia e diagnósticos por imagem, com Rita Flor
• Mercado de trabalho: provocações e relações contemporâneas, com Gabriel Santa Rosa

18 de maio – quinta – Auditório Alberto Aparecido Barbosa
13h30min – Cinedebate/ palestra
• Cine Debate, com Mônica Joesting Siedler
• Suicídio, uma conversa necessária, com Luíza Gutz

19 de maio – sexta – Ginásio
14h – Gincana dos acadêmicos e docentes do curso técnico em Enfermagem e encerramento

Por Assessoria de Comunicação e Marketing.

SNCT-2017-CERT

discussao RI