Home Notícias Fórum Catarinense de Tecnologia em Radiologia discute os desafios da profissão
Fórum Catarinense de Tecnologia em Radiologia discute os desafios da profissão PDF Imprimir E-mail
Ter, 16 de Maio de 2017 22:15

Banner RadiologiaO Auditório do Câmpus Florianópolis sediou na segunda-feira, 15 de abril, o Fórum Catarinense de Tecnologia em Radiologia, evento que debateu questões relacionadas à inserção do profissional tecnólogo no mercado de trabalho e à regulamentação da profissão. O Fórum contou com a participação do deputado federal Jorginho Mello, além de representantes da deputada federal Carmem Zanotto e da Secretaria de Estado de Administração.

 

O coordenador do curso superior de tecnologia em Radiologia, professor Matheus Brum Marques Bianchi, abriu o Fórum com uma breve apresentação que evidenciou as principais diferenças entre os cursos técnico e superior em Radiologia, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Explicou que existem distintas exigências quanto à infraestrutura, quantidade de laboratórios e carga horária mínima para a implementação de cada um dos cursos. O professor destacou ainda que o aluno egresso do curso superior de tecnologia possui uma formação mais ampla, o que possibilita a sua atuação na gestão de serviços em radiologia. No entanto, na prática ocorre que tanto o profissional com formação técnica quanto superior desempenham basicamente as mesmas funções. Dessa forma, propõe-se a diferenciação entre as atividades por meio da regulamentação da profissão do tecnólogo; da promoção de sua inserção no mercado de trabalho; bem como da mudança da cultura atualmente predominante. Matheus encerrou sua apresentação mencionando o Projeto de Lei (PL) nº 3661 que dispõe sobre o exercício das profissões de técnico e tecnólogo em radiologia, matéria que segue em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2012. Segundo o professor, a aprovação desse PL é de fundamental importância para a regulamentação das atividades dos profissionais de radiologia.

 

Em seguida, o professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC, Paulo Roberto Wollinger, compartilhou algumas de suas experiências com relação à Fórum Radiologia aprovação do PL 3661 no período em que atuava na Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), órgão vinculado ao MEC. Wollinger ressaltou que a aprovação do projeto de lei enfrenta a resistência de conselhos de classe de outras profissões, pois alguns artigos constantes no documento mencionam atividades relacionadas à essas categorias, o que atrasa ainda mais a tramitação. Com vistas a conferir maior celeridade à aprovação da proposta, o professor sugeriu três principais ações: criação de diretrizes curriculares nacionais para técnicos e tecnólogos em radiologia; elaboração de um projeto de lei mais enxuto que evidencie as atribuições gerais dos profissionais da área; e por fim, convencimento de outros conselhos de classe sobre a importância da regulamentação das profissões de técnico e tecnólogo em radiologia.

 

Em entrevista, o deputado Jorginho Mello afirmou que o Projeto de Lei 3661/12 será disponibilizado para consulta pública e oportunizada a possibilidade de inclusão de novos itens ou a alteração do seu teor. Nessa etapa será possível que os profissionais da área opinem acerca das alterações que considerarem necessárias. Jorginho Mello afirmou seu compromisso com o andamento da proposta. “Participo desse evento no intuito de empenhar o meu apoio a esta matéria que está na Comissão de Seguridade Social e para me somar no sentido de ajudar com as informações necessárias à aprovação”.

  

Na segunda parte do evento foi realizada uma mesa redonda com gestores e profissionais da área sobre a inserção dos tecnólogos no mercado de trabalho. O perfil dos alunos egressos do curso superior de tecnologia em Radiologia do IFSC foi elogiado pelos gestores da área, que destacaram a importância da qualificação na formação de profissionais mais bem preparados para o mercado.

 

 

 

 

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação

 

DESTAQUES

 

SNCT 2017

 

profSubst

 

Novaschamadas 1108

 

edita estacionamento noturno 2017 2

 

monitoria

 

auxilio alimentacao

 

discussao RI

 

horario aulas docentes2

 

icone docentes horarios atividades

 

horario pedagogico

 

edital estagio intext

 

observatorio egressos

 

 

 

 

Nós temos 43 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.