Home Notícias Fórum Catarinense de Tecnologia em Radiologia discute os desafios da profissão

MATRICULAS 2018 1 ct

Fórum Catarinense de Tecnologia em Radiologia discute os desafios da profissão PDF Imprimir E-mail
Ter, 16 de Maio de 2017 22:15

Banner RadiologiaO Auditório do Câmpus Florianópolis sediou na segunda-feira, 15 de abril, o Fórum Catarinense de Tecnologia em Radiologia, evento que debateu questões relacionadas à inserção do profissional tecnólogo no mercado de trabalho e à regulamentação da profissão. O Fórum contou com a participação do deputado federal Jorginho Mello, além de representantes da deputada federal Carmem Zanotto e da Secretaria de Estado de Administração.

O coordenador do curso superior de tecnologia em Radiologia, professor Matheus Brum Marques Bianchi, abriu o Fórum com uma breve apresentação que evidenciou as principais diferenças entre os cursos técnico e superior em Radiologia, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Explicou que existem distintas exigências quanto à infraestrutura, quantidade de laboratórios e carga horária mínima para a implementação de cada um dos cursos. O professor destacou ainda que o aluno egresso do curso superior de tecnologia possui uma formação mais ampla, o que possibilita a sua atuação na gestão de serviços em radiologia. No entanto, na prática ocorre que tanto o profissional com formação técnica quanto superior desempenham basicamente as mesmas funções. Dessa forma, propõe-se a diferenciação entre as atividades por meio da regulamentação da profissão do tecnólogo; da promoção de sua inserção no mercado de trabalho; bem como da mudança da cultura atualmente predominante. Matheus encerrou sua apresentação mencionando o Projeto de Lei (PL) nº 3661 que dispõe sobre o exercício das profissões de técnico e tecnólogo em radiologia, matéria que segue em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2012. Segundo o professor, a aprovação desse PL é de fundamental importância para a regulamentação das atividades dos profissionais de radiologia.

Em seguida, o professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC, Paulo Roberto Wollinger, compartilhou algumas de suas experiências com relação à Fórum Radiologia aprovação do PL 3661 no período em que atuava na Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), órgão vinculado ao MEC. Wollinger ressaltou que a aprovação do projeto de lei enfrenta a resistência de conselhos de classe de outras profissões, pois alguns artigos constantes no documento mencionam atividades relacionadas à essas categorias, o que atrasa ainda mais a tramitação. Com vistas a conferir maior celeridade à aprovação da proposta, o professor sugeriu três principais ações: criação de diretrizes curriculares nacionais para técnicos e tecnólogos em radiologia; elaboração de um projeto de lei mais enxuto que evidencie as atribuições gerais dos profissionais da área; e por fim, convencimento de outros conselhos de classe sobre a importância da regulamentação das profissões de técnico e tecnólogo em radiologia.

Em entrevista, o deputado Jorginho Mello afirmou que o Projeto de Lei 3661/12 será disponibilizado para consulta pública e oportunizada a possibilidade de inclusão de novos itens ou a alteração do seu teor. Nessa etapa será possível que os profissionais da área opinem acerca das alterações que considerarem necessárias. Jorginho Mello afirmou seu compromisso com o andamento da proposta. “Participo desse evento no intuito de empenhar o meu apoio a esta matéria que está na Comissão de Seguridade Social e para me somar no sentido de ajudar com as informações necessárias à aprovação”.

Na segunda parte do evento foi realizada uma mesa redonda com gestores e profissionais da área sobre a inserção dos tecnólogos no mercado de trabalho. O perfil dos alunos egressos do curso superior de tecnologia em Radiologia do IFSC foi elogiado pelos gestores da área, que destacaram a importância da qualificação na formação de profissionais mais bem preparados para o mercado.

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação

SNCT-2017-CERT