Home Notícias IFSC participa de chamada pública para credenciamento como polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação
IFSC participa de chamada pública para credenciamento como polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação PDF Imprimir E-mail
Sex, 21 de Julho de 2017 19:33

DSC 3212O IFSC é um dos mais de vinte institutos federais candidatos a polo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) na chamada pública lançada pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social financiada pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

  

A chamada pública selecionará até três institutos federais que serão credenciados para receber recursos financeiros para a prospecção e execução de projetos de P, D&I em parceria com empresas em área de competência definida no plano de ação aprovado no ato do credenciamento.

 

Essa é a segunda vez que o IFSC concorre no processo seletivo promovido anualmente pela Embrapii, a primeira participação ocorreu em 2015, quando a instituição não foi selecionada. Segundo o professor Roberto Alexandre Dias, membro da equipe do IFSC responsável pela candidatura em 2017, neste ano a proposta mudou de enfoque para que a interface com empresas da região da grande Florianópolis seja facilitada. “Neste ano identificamos que a área de sistemas de energia tem chance de ser aprovada pelo fato de Florianópolis concentrar um grande número de empresas de base tecnológica nesse setor”. Dias ressaltou ainda a importância do credenciamento para a consolidação da P, D&I no IFSC. “Essa é uma oportunidade de captação de novos negócios, pois ao tornar-se polo da Embrapii aumentam-se as possibilidades de obtenção de recursos para as nossas pesquisas” completou.

 

Dos cerca de vinte institutos federais inscritos, sete foram selecionados para a segunda etapa do processo seletivo,DSC 3220 que consiste na visita de representantes da Embrapii às instituições participantes. O IFSC (representado pelo Câmpus Florianópolis) recebeu os consultores da organização social na última quinta-feira, 20 de julho. Em sua visita, o Diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, pôde verificar as instalações do IFSC e avaliou a instituição de forma positiva. “Com essa inspeção in loco foi possível confirmar as informações constantes na proposta. Observamos que a gestão e a prospecção de projetos estão bem estruturados e, além disso, verificamos o comprometimento dos professores, que mesmo de férias, estavam a postos para sanar quaisquer eventuais dúvidas da nossa equipe”.

 

Após a visita realizada na última quinta-feira, a equipe da Embrapii emitiu um parecer com sugestões de melhorias à proposta inicial e o IFSC tem o prazo de dez dias para a apresentação de um novo documento, caso deseje acatar as recomendações apontadas. O resultado final do processo seletivo tem divulgação prevista para o dia 18 de setembro.

 

 

 

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação e Marketing

 

 

DESTAQUES

 

NAPNE

 

SNCT 2017

 

discussao RI

 

horario aulas docentes2

 

icone docentes horarios atividades

 

edital estagio intext

 

observatorio egressos

 

 

 

 

Nós temos 760 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.