Home Notícias IFSC participa de chamada pública para credenciamento como polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação
IFSC participa de chamada pública para credenciamento como polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação PDF Imprimir E-mail
Sex, 21 de Julho de 2017 19:33

DSC 3212O IFSC é um dos mais de vinte institutos federais candidatos a polo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) na chamada pública lançada pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social financiada pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A chamada pública selecionará até três institutos federais que serão credenciados para receber recursos financeiros para a prospecção e execução de projetos de P, D&I em parceria com empresas em área de competência definida no plano de ação aprovado no ato do credenciamento.

Essa é a segunda vez que o IFSC concorre no processo seletivo promovido anualmente pela Embrapii, a primeira participação ocorreu em 2015, quando a instituição não foi selecionada. Segundo o professor Roberto Alexandre Dias, membro da equipe do IFSC responsável pela candidatura em 2017, neste ano a proposta mudou de enfoque para que a interface com empresas da região da grande Florianópolis seja facilitada. “Neste ano identificamos que a área de sistemas de energia tem chance de ser aprovada pelo fato de Florianópolis concentrar um grande número de empresas de base tecnológica nesse setor”. Dias ressaltou ainda a importância do credenciamento para a consolidação da P, D&I no IFSC. “Essa é uma oportunidade de captação de novos negócios, pois ao tornar-se polo da Embrapii aumentam-se as possibilidades de obtenção de recursos para as nossas pesquisas” completou.

Dos cerca de vinte institutos federais inscritos, sete foram selecionados para a segunda etapa do processo seletivo,DSC 3220 que consiste na visita de representantes da Embrapii às instituições participantes. O IFSC (representado pelo Câmpus Florianópolis) recebeu os consultores da organização social na última quinta-feira, 20 de julho. Em sua visita, o Diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, pôde verificar as instalações do IFSC e avaliou a instituição de forma positiva. “Com essa inspeção in loco foi possível confirmar as informações constantes na proposta. Observamos que a gestão e a prospecção de projetos estão bem estruturados e, além disso, verificamos o comprometimento dos professores, que mesmo de férias, estavam a postos para sanar quaisquer eventuais dúvidas da nossa equipe”.

Após a visita realizada na última quinta-feira, a equipe da Embrapii emitiu um parecer com sugestões de melhorias à proposta inicial e o IFSC tem o prazo de dez dias para a apresentação de um novo documento, caso deseje acatar as recomendações apontadas. O resultado final do processo seletivo tem divulgação prevista para o dia 18 de setembro.

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação e Marketing

NAPNE