Home Notícias Radiologia capacita professores para operar conjunto de monitores de alta resolução, único em SC

matrculas-sisu 1

Radiologia capacita professores para operar conjunto de monitores de alta resolução, único em SC PDF Imprimir E-mail

altO Laboratório de Imaginologia, ligado ao Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços, já está operando um conjunto de cinco monitores médicos de alta resolução, obtidos por meio de edital do CNPq/Setec/MEC de 2014. “Em Santa Catarina, somos a única instituição, mesmo entre hospitais e clínicas, a contar com esse número de equipamentos operando em um único lugar”, explica a professora Andrea Huhn, que coordenou o projeto Sustentabilidade e Imagens radiográficas.


20170807 101619“As impressões dessas imagens – tomografias e ressonâncias – usam prata em sua composição, além do gasto com água e toda uma química que acaba sendo jogada no lixo quase sempre de maneira inadequada pelo paciente, quando ele não precisa mais dos exames”, explica Andrea. Além disso, o acesso também é facilitado, pois os arquivos ficam em servidores que podem ser acessados de qualquer lugar por médicos e profissionais.

Airton Rocha de Souza Junior, especialista em suporte de produto da RTC Ideas for Health, que forneceu os monitores, foi quem ministrou a capacitação aos docentes, na última segunda, dia 7 de agosto. “Com a melhoria de definição de imagem, os benefícios são imensos. Para o profissional, é muito mais fácil analisar detalhes de estruturas que aparecem no exame. Se a imagem tiver sido feita em alta resolução, ela só começa a perder qualidade acima dos 800% de zoom”. DSC 3785Para os alunos, segundo a professora Laurete Medeiros Borges, integrante do projeto, as vantagens são ainda maiores. “O estudo de diversas disciplinas será facilitado e terá mais qualidade, como anatomia seccional e patologia, por exemplo. Mas todos os professores ligados à Radiologia, tanto do curso superior em tecnologia quanto do mestrado em Proteção Radiológica, irão participar, pois em algum momento de suas disciplinas eles precisarão saber ensinar com essa tecnologia”, afirmou a docente, que é também a coordenadora da pós-graduação.

IMG-20170808-WA0005“Com o equipamento, os estudantes dos cursos da área de Radiologia poderão ampliar pesquisas e participar de uma rede internacional de análise, que estamos acessando graças a uma parceria com Portugal. Além disso, eles poderão analisar com mais as estruturas anatômicas como aparecem nas imagens radiológicas e exatamente como encontrarão no mercado de trabalho”, avalia Andrea.

 

Foto1: Diretor de Pós-graduação e Extensão, Clovis Petry; vice-diretor Marcos Neves; as professoras Andréa e Laurete; e Airton Júnior

Foto2: Conjunto de monitores

Foto3: Grupo que recebeu a capacitação no dia 7 de agosto.

Foto 3: Airton, Andréa, Rodrigo Rocha (diretor RTC) e Laurete.

Por Sabrina d'Aquino / Assessoria de Comunicação e Marketing.

 

 

DESTAQUES

 

EditalIntercambio

 

 

FORMATURA

 

 

horario docentes

 

 

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 45 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.