Home Notícias Radiologia capacita professores para operar conjunto de monitores de alta resolução, único em SC
Radiologia capacita professores para operar conjunto de monitores de alta resolução, único em SC PDF Imprimir E-mail

altO Laboratório de Imaginologia, ligado ao Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços, já está operando um conjunto de cinco monitores médicos de alta resolução, obtidos por meio de edital do CNPq/Setec/MEC de 2014. “Em Santa Catarina, somos a única instituição, mesmo entre hospitais e clínicas, a contar com esse número de equipamentos operando em um único lugar”, explica a professora Andrea Huhn, que coordenou o projeto Sustentabilidade e Imagens radiográficas.


20170807 101619“As impressões dessas imagens – tomografias e ressonâncias – usam prata em sua composição, além do gasto com água e toda uma química que acaba sendo jogada no lixo quase sempre de maneira inadequada pelo paciente, quando ele não precisa mais dos exames”, explica Andrea. Além disso, o acesso também é facilitado, pois os arquivos ficam em servidores que podem ser acessados de qualquer lugar por médicos e profissionais.

Airton Rocha de Souza Junior, especialista em suporte de produto da RTC Ideas for Health, que forneceu os monitores, foi quem ministrou a capacitação aos docentes, na última segunda, dia 7 de agosto. “Com a melhoria de definição de imagem, os benefícios são imensos. Para o profissional, é muito mais fácil analisar detalhes de estruturas que aparecem no exame. Se a imagem tiver sido feita em alta resolução, ela só começa a perder qualidade acima dos 800% de zoom”. DSC 3785Para os alunos, segundo a professora Laurete Medeiros Borges, integrante do projeto, as vantagens são ainda maiores. “O estudo de diversas disciplinas será facilitado e terá mais qualidade, como anatomia seccional e patologia, por exemplo. Mas todos os professores ligados à Radiologia, tanto do curso superior em tecnologia quanto do mestrado em Proteção Radiológica, irão participar, pois em algum momento de suas disciplinas eles precisarão saber ensinar com essa tecnologia”, afirmou a docente, que é também a coordenadora da pós-graduação.

IMG-20170808-WA0005“Com o equipamento, os estudantes dos cursos da área de Radiologia poderão ampliar pesquisas e participar de uma rede internacional de análise, que estamos acessando graças a uma parceria com Portugal. Além disso, eles poderão analisar com mais as estruturas anatômicas como aparecem nas imagens radiológicas e exatamente como encontrarão no mercado de trabalho”, avalia Andrea.

 

Foto1: Diretor de Pós-graduação e Extensão, Clovis Petry; vice-diretor Marcos Neves; as professoras Andréa e Laurete; e Airton Júnior

Foto2: Conjunto de monitores

Foto3: Grupo que recebeu a capacitação no dia 7 de agosto.

Foto 3: Airton, Andréa, Rodrigo Rocha (diretor RTC) e Laurete.

Por Sabrina d'Aquino / Assessoria de Comunicação e Marketing.

 

 

DESTAQUES

 

NAPNE

 

SNCT 2017

 

discussao RI

 

horario aulas docentes2

 

icone docentes horarios atividades

 

edital estagio intext

 

observatorio egressos

 

 

 

 

Nós temos 809 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.