Home Notícias Curso técnico em Meteorologia lança boletins mensais sobre as condições climáticas
Curso técnico em Meteorologia lança boletins mensais sobre as condições climáticas PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Agosto de 2017 18:01

DSC 3831A escassez de chuvas em Santa Catarina nos últimos meses tem sido amplamente noticiada nos veículos de comunicação devido ao seu caráter de excepcionalidade. Essa condição atípica foi registrada pela estação meteorológica do Câmpus Florianópolis, que marcou um volume acumulado de chuvas de apenas 5,5mm ao longo de todo o mês de julho deste ano, quando a média de precipitação do período é de aproximadamente 95mm. Esse contexto de grande discrepância de precipitação em relação a outros anos motivou o curso técnico em Meteorologia a divulgar boletins mensais sobre as condições climáticas da nossa região.

Atualmente o site do curso técnico em Meteorologia já disponibiliza informações meteorológicas e climatológicas qualificadas. A proposta dos boletins é disponibilizar à comunidade informações sobre condições de tempo e clima de forma simples e de fácil compreensão. A publicação será disponibilizada mensalmente na página inicial do site do Câmpus Florianópolis.

Interessou? Quer estudar meteorologia? Saiba mais sobre o curso

O curso técnico em Meteorologia oferece semestralmente 32 vagas para alunos com ensino médio completo. metAo longo dos três semestres de duração do curso o aluno tem contato com os equipamentos da estação meteorológica e conhece as rotinas de trabalho de profissionais da área.

Uma das únicas instituições públicas a ofertar curso técnico na área de meteorologia no país, o IFSC Câmpus Florianópolis possui infraestrutura de ponta que viabiliza o registro de temperatura, umidade, pressão, precipitação, radiação e direção dos ventos. Esse instrumental, somado ao corpo docente qualificado, proporcionam um aprendizado aprofundado aos estudantes que têm várias opções de colocação no mercado de trabalho. Os egressos podem atuar em diversas áreas como institutos de monitoramento, aeroportos, empresas públicas e privadas meteorológicas, veículos de comunicação e organizações militares, entre outros.

A aluna da terceira fase e bolsista do curso, Bruna Baretta, destaca a importância da vivência prática para o processo de aprendizagem. “Nós saímos do curso com bastante experiência. Eu me sinto pronta, pois aprendo diariamente com os professores. Eles viabilizam o nosso contato com empresas e incentivam a nossa participação em congressos de meteorologia. Sem dúvidas essa é uma experiência que vou levar para o resto da vida, muitas coisas que aprendi aqui certamente não verei na graduação”.

Você sabia?

DSC 3797Quando ouvimos dizer que choveu 30mm em determinada região nem sempre sabemos o que isso quer dizer na prática. O professor do curso técnico em Meteorologia, Daniel Calearo, explica como funciona essa unidade de medida. “Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado. Ou seja, se despejarmos um litro de água em uma superfície de 1m² se formará uma película de 1mm de altura. Quando ouvimos dizer que choveu, por exemplo, 30mm em uma cidade isso significa que choveu em média 30 litros de água em cada metro quadrado daquela superfície”.

>>>>> Conheça melhor o curso nessa reportagem da IFSC TV<<<<<

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação e Marketing