Home Notícias Agosto registra temperaturas mais altas e inverno descaracterizado
Agosto registra temperaturas mais altas e inverno descaracterizado PDF Imprimir E-mail
Seg, 04 de Setembro de 2017 13:48

Boletim ClimáticoConfira o boletim mensal das condições meteorológicas observadas na estação meteorológica do Câmpus Florianópolis:

O mês de agosto destacou-se em relação ao comportamento das temperaturas, as quais apresentaram uma tendência acima do valor médio normal para o mês, especialmente as temperaturas mínimas, ou seja aquelas observadas no período noturno e primeiras horas do dia. A média das temperaturas para agosto é 15°C para temperatura mínima e 22,5°C para temperatura máxima. Na figura 1 observam-se os valores diários de temperatura para agosto e percebe-se como na maior parte dos dias os registros foram acima da média para a estação do IFSC, refletindo na sensação de um mês de agosto quente e de um inverno “fraco”, ou seja sem frio. A sensação de frio em agosto foi sentida somente em um evento mais significativo em que as temperaturas mínimas chegaram na marca de 10°C, entre os dias 22 e 23.



temperaturaminimaagosto1
Figura 1. Temperaturas máximas e mínimas diárias na estação do IFSC no mês de agosto de 2017. As linhas horizontais indicam os valores médios da temperatura para o mês de agosto, com base na série de dados de 2004 a 2017.


Em relação a ocorrência de chuva verificou-se que o mês de agosto teve um acumulado de 118,6mm, valor este um pouco acima da média da estação para este mês que é de 98mm. A figura 2 mostra os acumulados de precipitação ao longo do mês, onde percebe-se que apesar de os valores terem superado a média, a distribuição temporal foi irregular no mês, com pontuais bem elevados, com destaque para os dias 03 e 21 onde a chuva diária registrada foi de 38,7 e 25,2mm respectivamente, alternando com eventos de valores diários de chuva bem baixos.

precipitacaoagosto1
Figura 2. Acumulados diários de precipitação na estação do IFSC no mês de Agosto de 2017.


Em relação ao prognostico do restante do inverno e começo de primavera, a previsão elaborada pelo Fórum Climático de SC, destaca que em relação a precipitação, em setembro deverá predominar um padrão mais seco, com chuva abaixo da média climatológica. Em outubro e novembro há previsão de chuva mais frequente e aumento do volume, resultando em valores próximos a climatologia. Já em relação as temperaturas, espera-se que seja próxima a acima da média climatológica, porém, na primeira quinzena de setembro ainda podem chegar massas de ar frio com temperaturas baixas.


Análise: Professor Daniel Calearo – Curso Técnico em Meteorologia.

Levantamento de dados: Bruna Baretta – Aluna e estagiária do Curso Técnico em Meteorologia.

 

 

DESTAQUES

 

NAPNE

 

SNCT 2017

 

discussao RI

 

horario aulas docentes2

 

icone docentes horarios atividades

 

edital estagio intext

 

observatorio egressos

 

 

 

 

Nós temos 753 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.