Home Notícias Cinco dos sete premiados no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras são do Câmpus Florianópolis
Cinco dos sete premiados no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras são do Câmpus Florianópolis PDF Imprimir E-mail
Ter, 12 de Setembro de 2017 13:24

altUm sistema de controle automatizado para tanques de criação de peixes é o projeto campeão do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2017. Desenvolvido pelos alunos Alexsandro Gehlen e Bárbara Coelho, do curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Florianópolis, o Aquicontrol recebeu como prêmio R$ 15 mil para ser aplicado no desenvolvimento da ideia. O resultado foi divulgado quarta-feira (6), no encerramento do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), no Câmpus Itajaí. Clique aqui para o acessar o resultado completo.

A premiação contemplou outros seis projetos: um de São José, um de Lages e mais quatro de Florianópolis, que também receberam auxílio financeiro, entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, para aplicação no negócio. O Desafio IFSC é uma competição de caráter educacional voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, promovida pelo Núcleo de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC.

A classificação saiu depois da avaliação final realizada terça-feira (5), também no Sepei, no evento Pitch, em que as quinze equipes finalistas tiveram que “vender” suas ideias para um grupo de avaliadores do Sebrae, Senai e Univali, com experiência em empreendedorismo. Os critérios de avaliação foram apresentação, inovação, escalabilidade, execução e desenvolvimento tecnológico. As notas se somaram à pontuação das etapas anteriores, de construção de um modelo de negócios (Canvas) e de um plano de aplicação para o prêmio. O Desafio teve início em junho. Clique aqui para acessar o regulamento.

Automação na piscicultura

Quando criaram o projeto do Aquicontrol, Alexsandro e Bárbara queriam propor algo inovador e de valor significativo. E conseguiram. A proposta é instalar um sistema automatizado nos tanques de piscicultura para controle de parâmetros essenciais para o desenvolvimento dos peixes, como oxigênio, temperatura e PH da água, por exemplo.

Sensores instalados nos tanques farão a coleta de dados e umalt programa específico fará a análise das informações e atuará no sistema toda vez que os parâmetros se diferenciarem dos padrões estabelecidos. No caso da redução do oxigênio, por exemplo, o controle aciona o aerador automaticamente. Atualmente, este trabalho é feito de forma manual pelos produtores.

Todas as informações também estarão disponíveis em um banco de dados para consulta dos piscicultores, em computador e dispositivos móveis, para facilitar o planejamento da cultura e a tomada de decisões. No conjunto, além de reduzir o tempo de serviço do piscicultor, o projeto também vai ajudar a diminuir os custos de produção e aumentar a produtividade.

altAlexsandro conta que a ideia surgiu em uma conversa informal com os colegas de república, José Bereta e Jorge Pedro Rodrigues, do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que falaram da dificuldade dos piscicultores em ter uma ferramenta para automação dos tanques. Com a orientação do professor Daniel Lohmann, os estudantes de Engenharia Eletrônica deram início aos estudos.

“Encaramos o desafio e estamos trabalhando há um ano na maturação da ideia”, explica Alexsandro. “Temos muito claro como o projeto tem que ser encaminhado”, conta Bárbara. Com o dinheiro do prêmio, a equipe vai investir em componentes e materiais para a fabricação do protótipo do Aquicontrol. Conforme o regulamento, o auxílio financeiro deve ser aplicado até março de 2018.

Equipes premiadas

1º Aquicontrol – Câmpus Florianópolis
Equipe: Alexsandro Gehlen e Bárbara Coelho
Mentor: Daniel Lohmann