Home Notícias Curso Geração Empreendedora encerra primeira turma
Curso Geração Empreendedora encerra primeira turma PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Dezembro de 2017 15:16

Turma no último dia de aulaO curso Geração Empreendedora, uma parceria da Aliança Empreendedora com o Núcleo de Empreendedorismo IFSC Florianópolis, encerrou as atividades da sua primeira turma na última semana, dia 22 de novembro. Cerca de 30 pessoas passaram pelo projeto, totalmente gratuito.

As aulas eram voltadas para jovens entre 18 e 35 anos. Parte da metodologia utilizada no curso foi o Effectuation, da Sera Sarasvathy, que tem como princípio desenvolver o negócio centrado nas competências e estrutura disponível pelo empreendedor. “Mais do que um plano de negócios, essa metodologia se baseia em perguntar ao futuro empreendedor, antes de tudo: o que você faz? O que você sabe fazer? Do que você gosta?”, explica uma das facilitadoras, Bárbara Basso, administradora de empresas com mestrado e doutorado em administração empresarial, inovação e tecnologia. Bárbara já ministrou inúmeros cursos para empreendedores sobre o tema, além de ter coordenado o Lab do Social Good Brasil por dois anos.

Além de Bárbara, ministraram o curso Adriano Santos, formado em Letras-Inglês, com mestrado em linguística aplicada, professor há mais de 12 anos com muita experiência em criar dinâmicas mais adequadas ao aprendizado de crianças e jovens centrada nas necessidades dos alunos, e Aline Venturi, economista, mestre em administração de empresas e em análise de políticas públicas, educadora social no Instituto Consulado da Mulher, cofundadora da 360º Soluções Socioambientais e coordenadora de administração e finanças no Icom.

20171122 102927O perfil dos participantes foi bem variado. “E ainda tivemos que pensar numa adaptação aos perfis. Além da Bárbara estar amamentado, outra aluna não tinha com quem deixar o filho e teve que trazê-lo. Acaba nos ajudando a pensar em diferentes modelos de sala de aula e de ensino”, explica o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Câmpus Florianópolis, Clóvis Petry.

A iniciativa de promover o curso foi do Nuem, criado este ano por um grupo de alunos do câmpus. Um deles é Vinícius Silva, aluno de Engenharia Mecatrônica. “Discutir e promover o empreendedorismo entre os estudantes foi uma necessidade que vi desde que entrei no curso. A maior parte das universidades não tem estímulo para empreendedorismo. E não é para a pessoa aprender apenas a ser dono. Buscar práticas empreendedoras é buscar a potencialização do protagonismo e da liderança, aprende-se diferentes valores”.

Para saber mais sobre o núcleo e se informar sobre eventos na área de empreendedorismo ou futuros cursos, siga a página do Nuem no Facebook.

SNCT-2017-CERT

discussao RI