Home Notícias Alunos da Engenharia Elétrica do câmpus participam de programa de dupla titulação em Portugal

MATRICULAS 2018 1

Alunos da Engenharia Elétrica do câmpus participam de programa de dupla titulação em Portugal PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Dezembro de 2017 14:11

alunos Eng. EletricaUma parceria firmada entre o IFSC Câmpus Florianópolis e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, oferecerá a possibilidade de mobilidade estudantil entre as instituições por meio de um programa de dupla titulação.

Alunos do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis matriculados a partir da 6ª fase podem permanecer por pelo menos um e no máximo dois anos em Portugal para cursar unidades curriculares na instituição parceira e realizar um trabalho de conclusão que será válido como dissertação de mestrado na Europa e como monografia para a conclusão do curso de graduação no IFSC. Dessa forma, o programa de dupla titulação permite que os estudantes obtenham o grau de mestre na Europa e de bacharel no Brasil. Isso é possível pois o Espaço Superior de Educação Europeu prevê que os cursos de Engenharia dos países signatários do Processo de Bolonha (firmado em 1999 entre 29 países da Europa), tenham duração de 3 anos, com a possibilidade de obtenção do grau de mestre quando realizadas unidades curriculares por mais dois anos.

Os alunos do IFSC são selecionados por meio de edital que conta com duas etapas: análise do índice de aproveitamento do curso e entrevista em língua inglesa na qual será avaliada a fluência dos candidatos, além de questionamentos acerca de questões técnicas específicas da área. O processo seletivo, que recruta três estudantes por semestre, oferece ajuda de custo no valor de 3.800 Euros para os dois primeiros colocados a título de auxílio para despesas de deslocamento e hospedagem em Portugal.

O aluno da 9ª fase do curso de Engenharia Elétrica, Allon Soares da Silva, um dos selecionados para o programa em 2018, ressaltou a importância da parceria entre o IFSC Câmpus Florianópolis e o IPP. “Minha expectativa é aproveitar o que aprendi ao longo do curso e levar conhecimento técnico específico para o Instituto Politécnico do Porto de modo a agregar ainda mais aqui para o IFSC no meu retorno”. Os primeiros participantes do programa têm perspectiva de embarque para Portugal em fevereiro de 2018.

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação e Marketing

cursos FIC