Home Notícias Servidores do Câmpus Florianópolis lançam boletim sobre história da Agrimensura
Servidores do Câmpus Florianópolis lançam boletim sobre história da Agrimensura PDF Imprimir E-mail
Sex, 09 de Março de 2018 16:27

museuagrimensuraOs servidores do curso técnico em Agrimensura do Câmpus Florianópolis disponibilizaram o volume 1 do boletim do Museu Ênio Miguel de Souza para download. Criado para valorizar a memória profissional do agrimensor, a publicação, idealizada pelo próprio curso, , será mais uma forma de divulgação do acervo do Museu Ênio Miguel de Souza e de suas pesquisas relacionadas.


De publicação semestral, o boletim abordará em cada edição coleções e arranjos de diferentes instrumentos, todos pertencentes ao museu, para representar a história da Agrimensura. Em sua primeira edição, o boletim do museu apresenta a coleção Equipamentos pelo Mundo.

O Museu foi criado em 2005 pelos professores do Curso Técnico de Agrimensura. Inicialmente resgatou e conservou o acervo dos equipamentos adquiridos ao longo dos 50 anos de existência do curso, destacando-se os instrumentos de fabricação nacional como os teodolitos Vasconcellos, pantômetro Rosenhain, nível Dutzmann, teodolitos e níveis de origens japonesa e húngara, material para desenho e cálculo, além de documentos.

Em seguida, através de doações de ex-alunos, empresas públicas e privadas, houve enorme crescimento do acervo, principalmente de instrumentos topográficos como teodolitos, níveis, clinômetros, receptores GPS, estações totais, laser scanner, que contam boa parte da história dos fabricantes de instrumentos topográficos, principalmente ao longo do século XX.

São destaques do museu as coleções de instrumentos de fabricação nacional, contendo teodolitos Vasconcellos, níveis Siom e Dutzmann, coordenatógrafo e clinômetro Rosenhain, distanciômetro DM7 Engetronics e apontador laser Teodolaser/Opto; de equipamentos fabricados ao redor do mundo, com exemplos vindos de diversos países como Alemanha, EUA, Suécia, Suíça, Hungria, Polônia, URSS, Itália e Japão; de equipamentos de fabricação suíça, com ênfase nas marcas Wild e Kern.

 

Com informações da Comunicação da MundoGeo.

 

 

DESTAQUES

 

auxlio-moradia

 

 

alimentao-1

 

 

estacionamento

 

 

FORMATURA

 

 

horario docentes

 

 

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 93 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.