Home Notícias Evento organizado pelo câmpus discute as perspectivas para o desenvolvimento urbano de Florianópolis

enceja 2017

Evento organizado pelo câmpus discute as perspectivas para o desenvolvimento urbano de Florianópolis PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Abril de 2018 22:59

DSC 4042Na última quinta-feira, 05 de abril, o auditório Alberto Aparecido Barbosa sediou o painel “Florianópolis: perspectivas para o futuro”. O evento, organizado pela Assessoria de Relações Externas do câmpus, reuniu representantes do IFSC e de instituições como o Sindicato da Industria de Construção Civil (Sinduscon), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). 

 

A comemoração dos 345 anos de Florianópolis motivou a realização do evento. O objetivo principal foi aproximar o IFSC da comunidade por meio de discussões inerentes à cidade, e, em paralelo, apresentar soluções para o seu desenvolvimento. 

 

O painelistas expuseram suas perspectivas sobre o futuro da cidade sob a ótica do planejamento urbano. O professor do Departamento Acadêmico de Construção Civil, Bernardo Brasil Bielschowsky, apresentou dados sobre a densidade populacional e a mobilidade urbana em Florianópolis. “A ocupação da nossa região é bastante fragmentada, com a maior parte dos empregos formais concentrados na ilha. Cerca de 138 mil pessoas se deslocam diariamente, sendo que 50% deste total utiliza transporte individual em função de fatores como o tempo de viagem, facilidade de estacionamento, irregularidade do transporte coletivo, entre outros”, destacou Bielschowsky. 

 

O professor do Departamento de Geografia da UFSC Elson Manoel Pereira reforçou a necessidade de maior planejamento quanto a forma de deslocamento da população. “Atualmente nossos ônibus transportam aproximadamente 40% da população e os meios de transporte individual os outros 60%. Se essa lógica fosse invertida, seria necessária uma menor infraestrutura viária na cidade”. 

 

Foi consenso entre os participantes que a questão da mobilidade urbana deve ser repensada para que Florianópolis tenha a possibilidade de crescer de forma ordenada e planejada. Outros temas como habitação e desenvolvimento urbano também foram abordados durante a rodada de perguntas realizadas pelo público expectador do evento. 

 

O assessor de relações externas do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, avaliou positivamente o painel. “Para os nossos estudantes, professores e demais participantes foi uma excelente oportunidade para discutir os problemas da cidade”, comentou. 

 

A proposta é que outros eventos acerca de temas de interesse da comunidade sejam organizados pelo câmpus futuramente. A Assessoria de Relações Externas estuda também a possibilidade do agendamento de uma audiência com o prefeito Gean Loureiro, com vistas a aproximar o Câmpus Florianópolis das questões relacionadas ao planejamento urbano da cidade. 

 

 

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação e Marketing

 

 

 

DESTAQUES

 

FORMATURA

 

aexpdocnaeduinc banner

 

horario docentes

 

PROFESSOR.jpg

 

editaldiscentes

 

aux moradia

 

aux alimentacao

 

edital estagio intext

 

vagas monitoria

 

edital

 

cursos FIC

 

discussao RI

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 88 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.