Home Notícias Evento organizado pelo câmpus discute as perspectivas para o desenvolvimento urbano de Florianópolis
Evento organizado pelo câmpus discute as perspectivas para o desenvolvimento urbano de Florianópolis PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Abril de 2018 22:59

DSC 4042Na última quinta-feira, 05 de abril, o auditório Alberto Aparecido Barbosa sediou o painel “Florianópolis: perspectivas para o futuro”. O evento, organizado pela Assessoria de Relações Externas do câmpus, reuniu representantes do IFSC e de instituições como o Sindicato da Industria de Construção Civil (Sinduscon), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). 

 

A comemoração dos 345 anos de Florianópolis motivou a realização do evento. O objetivo principal foi aproximar o IFSC da comunidade por meio de discussões inerentes à cidade, e, em paralelo, apresentar soluções para o seu desenvolvimento. 

 

O painelistas expuseram suas perspectivas sobre o futuro da cidade sob a ótica do planejamento urbano. O professor do Departamento Acadêmico de Construção Civil, Bernardo Brasil Bielschowsky, apresentou dados sobre a densidade populacional e a mobilidade urbana em Florianópolis. “A ocupação da nossa região é bastante fragmentada, com a maior parte dos empregos formais concentrados na ilha. Cerca de 138 mil pessoas se deslocam diariamente, sendo que 50% deste total utiliza transporte individual em função de fatores como o tempo de viagem, facilidade de estacionamento, irregularidade do transporte coletivo, entre outros”, destacou Bielschowsky. 

 

O professor do Departamento de Geografia da UFSC Elson Manoel Pereira reforçou a necessidade de maior planejamento quanto a forma de deslocamento da população. “Atualmente nossos ônibus transportam aproximadamente 40% da população e os meios de transporte individual os outros 60%. Se essa lógica fosse invertida, seria necessária uma menor infraestrutura viária na cidade”. 

 

Foi consenso entre os participantes que a questão da mobilidade urbana deve ser repensada para que Florianópolis tenha a possibilidade de crescer de forma ordenada e planejada. Outros temas como habitação e desenvolvimento urbano também foram abordados durante a rodada de perguntas realizadas pelo público expectador do evento. 

 

O assessor de relações externas do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, avaliou positivamente o painel. “Para os nossos estudantes, professores e demais participantes foi uma excelente oportunidade para discutir os problemas da cidade”, comentou. 

 

A proposta é que outros eventos acerca de temas de interesse da comunidade sejam organizados pelo câmpus futuramente. A Assessoria de Relações Externas estuda também a possibilidade do agendamento de uma audiência com o prefeito Gean Loureiro, com vistas a aproximar o Câmpus Florianópolis das questões relacionadas ao planejamento urbano da cidade. 

 

 

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação e Marketing

 

 

 

DESTAQUES

 

contratacao temporaria

  

selo monitoria inscries abertas site

 

auxlio-moradia

  

alimentao-1

 

 

FORMATURA

 

 

horario docentes

 

 

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 76 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.