Home Notícias IFSC lança Blog dos Intercambistas

matriculas-tecnico

IFSC lança Blog dos Intercambistas PDF Imprimir E-mail
Ter, 10 de Abril de 2018 12:36

Kaori 01A partir desta sexta-feira, será possível acompanhar mais de perto as experiências dos intercambistas do IFSC. Para mostrar para a comunidade acadêmica como é o dia a dia dos estudantes que estão participando de um projeto no exterior ou que são de outro País e estão estudando no IFSC, a Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais (Assint) lança o Blog dos Intercambistas. O objetivo é publicar semanalmente relatos dos alunos sobre suas percepções e vivências em outras instituições. Do grupo autor do blog, estão Kaori de Novaes Kawano (foto ao lado), aluna do curso técnico integrado em Química, e Débora Eloise Sperandio (foto abaixo), aluna do curso superior de tecnologia em Design de Produto, ambos do Câmpus Florianópolis.

debora intercambista“Os intercambistas são um dos públicos estratégicos do IFSC e sentíamos falta de um canal em que pudéssemos tanto dar espaço para eles compartilharem o que estão vivendo, como também divulgar suas experiências para possíveis interessados em fazer um intercâmbio”, destaca a assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais, Raquel Matys Cardenuto. O envio de relatos já é um compromisso que os intercambistas do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) tem formalmente estabelecido pelo edital. “Recebemos semanalmente um conteúdo muito rico dos nossos alunos e agora poderemos compartilhar com todos, aproveitando seus relatos para mostrar como é a rotina de quem vai participar de um projeto de intercâmbio”, explica Raquel.

A ideia é divulgar tanto relatos de alunos do IFSC que estão participando de programas no exterior quanto de alunos de fora que estão estudando ou participando de projetos nos câmpus. Atualmente, o IFSC tem 32 alunos no exterior pelo Propicie – que já está em sua 13ª edição – e cinco estudantes participando de experiências no exterior por outros programas do IFSC, como Dupla Titulação em Engenharia Elétrica com o Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, e o Bachelor´s Programme in Radiology da Oslo and Akershus University College of Applied Sciences (HiOA), na Noruega.

A publicação dos conteúdos no Blog dos Intercambistas será feita pela Assint. A cada semana, um ou mais relatos serão selecionados e postados toda sexta-feira.

Quer fazer um intercâmbio?

Para conhecer as oportunidades de intercâmbio que o IFSC oferece e como se preparar para os programas, acesse a área de Intercâmbio Estudantil. O edital da próxima edição do Propicie deve ser lançado em maio.

Outros canais

A IFSCTV produz o programa Pelo Mundo em que apresenta a experiência de intercambistas do IFSC. Clique aqui para assistir às reportagens.

No perfil do IFSC no Instagram (@ifsc) também é possível acompanhar a série #ifscpelomundo em que, semanalmente, são publicadas fotos de intercambistas.

Por Marcela Lin | Jornalista IFSC.

rematriculas-graduacao