Home Notícias Protagonismo Discente: estudantes podem inscrever propostas para solucionar problemas da comunidade

bannerSiteSNCT

Protagonismo Discente: estudantes podem inscrever propostas para solucionar problemas da comunidade PDF Imprimir E-mail
Qui, 26 de Abril de 2018 18:02

post protagonismo discenteQue tal usar os conhecimentos aprendidos em sala de aula para solucionar algum problema que você identifica em sua comunidade? O IFSC lançou nesta quarta-feira (25) um edital de extensão inédito para apoiar o protagonismo discente. A chamada pública, elaborada numa parceria da Diretoria de Extensão com a Diretoria de Assuntos Estudantis, está com inscrições abertas para envio de propostas exclusivamente de alunos até 8 de junho por meio de um formulário on-line.

A ideia do Edital PROEX nº 16/2018 - Protagonismo Discente é incentivar os estudantes a observar a realidade, identificar um problema, pensar em soluções a partir dos conhecimentos das formações e propor uma intervenção extensionista em favor do desenvolvimento humano, científico e tecnológico.

Como participar

Para concorrer a uma das 60 vagas, os estudantes devem formar times com um mentor (que lidera a equipe) e outros dois alunos. Esse trio precisa se reunir e elaborar um desenho de solução. Na prática, o desenho de solução é um planejamento sobre como solucionar um problema.

O edital explica detalhes sobre os campos obrigatórios do desenho de solução e, durante as próximas semanas, a Diretoria de Extensão promoverá webconferências abertas aos alunos interessados com orientações e oficinas sobre como elaborar uma proposta.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, André Dala Possa, esse edital quer oportunizar aos estudantes a promoção de atividades que coloquem em prática as competências traçadas nos currículos. “Nossos estudantes conhecem a realidade onde residem, circulam e trabalham. Esses contextos do dia a dia possuem diversos problemas de variada ordem de complexidade técnica. Conforme o nível de formação e capacidade de articulação, os futuros profissionais podem olhar para esse problema e propor uma solução. Estamos buscando alternativas para extensão, ensino e pesquisa atuarem juntos”, destaca.

Os 60 desenhos de soluções mais bem avaliados serão distribuídos a servidores para orientação. Essa é uma segunda etapa e deve ocorrer em julho, antes do início das aulas do segundo semestre. As propostas deverão ser executadas de 26 de julho a 19 de dezembro deste ano.

Auxílios

As propostas contempladas receberão auxílios financeiros do IFSC. O aluno mentor receberá duas parcelas de R$ 700,00 (para 20h semanais); os dois outros estudantes do time receberão cinco repasses de R$ 200,00 (para 10h semanais); o servidor orientador receberá um auxílio único de R$ 600,00.  O resultado com as propostas aprovadas será divulgado até 25 de junho.

Mais informações devem ser conferidas no Edital PROEX nº 16/2018. Em caso de dúvidas, após a leitura do edital, procure a coordenadoria de extensão do seu câmpus ou envie e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

contratacao temporaria

selo monitoria inscries abertas site