Home Notícias Publicação Caminho Aberto recebe avaliação Qualis da Capes
Publicação Caminho Aberto recebe avaliação Qualis da Capes PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Maio de 2018 16:08

capa revista caminho aberto 1A Caminho Aberto já tem Qualis! A publicação semestral do IFSC foi lançada em 2014 com o objetivo de dar visibilidade a ações e projetos de extensão realizados nos institutos federais de todo o país e divulgar a extensão como atividade educacional. Assim, essa foi sua primeira avaliação, atingindo em algumas áreas o nível das revistas de extensão tradicionais com maior prestígio no país. O processo de classificação ocorre por área de avaliação a cada 4 anos pela Capes.“Considerando o pouco tempo de vida de nosso periódico, a complexidade dos critérios de avaliação da Capes e a natureza da revista (extensão), nós começamos muito bem no Qualis.”, destaca o editor geral da revista, professor Douglas Juliani.


Ele conta ainda que, juntamente com o corpo editorial, está desenvolvendo uma série de ações para qualificar ainda mais a Caminho Aberto. Uma delas é a alavancagem no Qualis já conquistado, através da indexação em novas bases de dados, sistematização de metadados para facilitar a localização dos conteúdos, cadastro no Google schoolar, dentre outras ações.

“É importante ressaltar que o Qualis não foi concebido para aferir a qualidade dos periódicos na Educação Profissional, entretanto é o único instrumento existente na atualidade. Portanto, a Caminho Aberto procura equilibrar suas estratégias para se adequar a esse contexto, sem perder a natureza de sua gênesis, diretamente relacionada à comunicação científica das práticas extensionistas dos Institutos Federais e Universidades”, finaliza Douglas.

A Caminho Aberto está na sua sétima edição, que traz além de cinco artigos e sete relatos de experiência selecionados entre 72 trabalhos encaminhados, a entrevista com o professor Jorge Cunha, da Universidade do Minho (Portugal), na qual conta suas experiências na área da extensão com base na inovação social.

Confira o Qualis da Caminho Aberto (ISSN 2359-0599) por área nesta primeira avaliação:

- Biodiversidade: C
- Ciências Agrárias I: B5
- Ciências Ambientais: B5
- Educação: C
- Enfermagem: B4
- História: C
- Interdisciplinar: B4
- Linguística e Literatura: B4
- Matemática / Probabilidade e Estatística: C
- Medicina Veterinária: B5
- Psicologia: B4
- Saúde Coletiva: C
- Sociologia: B5
- Zootecnia / Recursos Pesqueiros: C

Saiba mais:


O que é o Qualis?

O Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.


Quem faz e como é feita a classificação?

A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES), que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. Os critérios gerais e os específicos utilizados em cada área de avaliação da Capes estão disponibilizados nos respectivos Documentos de Área.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

É importante ressaltar que apenas os periódicos que tenham recebido produção no ano ou período de classificação serão listados e classificados, portanto, não se trata de uma lista exaustiva de periódicos, mas sim uma lista de periódicos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação no período em análise.


Pra que serve?

A função do Qualis é exclusivamente para avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação.

O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis.


Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

 

 

DESTAQUES

 

EditalIntercambio

 

banner1

 

FORMATURA

 

conviva 

 

horario docentes

 

cursos FIC

 

discussao RI

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 132 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.