Home Notícias Equipe Zênite Solar recebe treinamento em técnicas de laminação

familias-na-escola-PUBLICAÇÃO

Equipe Zênite Solar recebe treinamento em técnicas de laminação PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Maio de 2018 14:57

zenitesolarA Equipe Zênite Solar, responsável pelo barco que participa todos os anos do Desafio Solar Brasil, recebeu um treinamento teórico e prático em técnicas de laminação. A oficina é um dos prêmios conquistados pelo time no Desafio Barracuda, promovido em 2017 pela empresa Barracuda Advanced Composites, quando a Zênite ficou com o primeiro lugar na categoria em que disputou.


Além do curso, a premiação incluiu um patrocínio de R$ 1,5 mil – valor válido pro um ano para compras de materiais na E-composites e uma coleção de livros do engenheiro Jorge Nasseh.

O curso de Laminação a Vácuo foi realizado no dia 15 de maio. Participaram do curso os alunos da Zênite Solar, professores e servidores do IFSC, convidados da equipe do Carro Solar do IFSC e da Vento Sul da UFSC – parceira do IFSC e que também participa do Desafio Solar Brasil. “Agradecemos muito o apoio e principalmente a oportunidade de aprendizado, que será muito útil para o desenvolvimento de futuros projetos da equipe”, disse o professor Flábio Bardemaker Batista, do Departamento Acadêmico de Eletrônica e coordenador da Zênite.


Sobre o Desafio Solar Brasil


O primeiro Desafio Solar Brasil, em 2009, caracterizou-se como o início de uma articulação internacional, pois se inspirou na Frisian Solar Challenge - atual Dong Energy Solar Challenge - competição realizada a cada dois anos na Holanda que se constitui no principal evento mundial para embarcações solares, durante o qual os participantes percorrem 220 quilômetros de canais das 11 cidades da região de Frísia, no norte do país. 

A ideia de realizar a versão brasileira surgiu com a participação da equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro em uma edição da Frisian, em julho de 2008. O barco projetado e construído, batizado de Copacabana, completou as seis provas em quarto lugar da classe A, ficando em sétimo lugar na classificação geral entre 48 equipes europeias. 

A equipe brasileira recebeu um prêmio de incentivo e o apoio dos anfitriões holandeses para a realização de um evento semelhante no Rio de Janeiro. O time voltou para o Brasil entusiasmado com a ideia e determinado a repetir o desafio aqui, organizando a primeira competição brasileira de barcos solares.

A equipe Zênite Solar fez sua primeira participação em 2013, quando não conseguiu completar as provas. Em 2014, o time formado por estudantes já passou para o terceiro lugar, e se sagrou campeão nas edições de 2015 e em 2016. Em 2017, a Zênite não conseguiu o pódio mas foi tricampeã do troféu Fernando Amorim, que premia o melhor projeto de inovação das equipes.

Confira algumas fotos da oficina:

laminacao 1  laminacao 2  laminacao 3  laminacao 4  laminacao 5  

Por Assessoria de Comunicação e Marketing

 

 

 

DESTAQUES

 

FORMATURA

 

conviva 

 

horario docentes

 

editaldiscentes

 

aux moradia

 

aux alimentacao

 

edital estagio intext

 

vagas monitoria

 

edital

 

cursos FIC

 

discussao RI

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 69 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.