Home Notícias Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista vão até 31 de julho
Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista vão até 31 de julho PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Maio de 2018 15:00

post premio jovem cientistaEstão abertas até 31 de julho de 2018 as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista. O tema da 29ª edição do prêmio é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.

O Prêmio Jovem Cientista visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. A premiação está dividida entre as categorias Estudantes de Ensino Médio e Superior, Mestres e Doutores, além de Mérito Institucional e Mérito Científico.

Instituído em 1981, o Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação e pioneira na concessão de prêmios no Brasil. O Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil. O valor total das bolsas é de R$ 775 mil.

As inscrições são feitas de forma online, no site do Prêmio Jovem Cientista. O site também traz informações gerais como regulamento, linhas de pesquisa, premiações anteriores e dúvidas frequentes. O site disponibiliza ainda webaulas sobre como participar do Prêmio.

Sobre o tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”:

O Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento a ser mais bem compreendido e lapidado. A palavra que melhor caracteriza essa condição é diversidade – de recursos naturais, de pessoas e de saberes. A pesquisa científica tem papel fundamental nesse processo, com décadas de aprendizados e soluções que avançam tanto no tema da conservação da natureza, quanto no desenvolvimento e na transformação da sociedade.

Segundo dados governamentais, o Brasil possui mais de 550 milhões de hectares de floresta, o que representa mais de 60% do território nacional. A produção florestal brasileira consolida gradativamente um importante mercado diretamente relacionado com o potencial da nossa biodiversidade. Em paralelo, porém, o desmatamento de milhões de hectares dos diversos biomas brasileiros ainda é uma grave questão a ser equacionada.

Nesse contexto, avança a atenção de governantes, pesquisadores, líderes empresariais e organizações sociais em relação à conservação da natureza e à utilização racional dos recursos naturais, englobando a utilização sustentada, a conservação dos ecossistemas naturais e a regeneração dos ambientes já degradados.

Da mesma forma, cresce o interesse por inovar em busca de transformação da sociedade, com mais e melhor informação e qualificação que leve a uma mais ampla condição de equidade, cabendo destaque às iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias para a educação, economia colaborativa e criativa, redes de negócio e empreendedorismo sustentável.

A busca por inovação na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade pavimentará a construção do futuro do país. Estudantes e jovens pesquisadores são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a melhor compreensão desse contexto e a proposição de novas soluções para questões urgentes da sociedade.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC | Com informações do site www.jovemcientista.cnpq.br.

EditalIntercambio

banner1