Home Notícias Projeto do DACC faz levantamento histórico de arquiteto alemão radicado em Santa Catarina

bannerSiteSNCT

Projeto do DACC faz levantamento histórico de arquiteto alemão radicado em Santa Catarina PDF Imprimir E-mail
Ter, 05 de Junho de 2018 14:46

Praça na sede da Hering em BlumenauO projeto de extensão InstrumentAÇÃO Hans Broos, do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACC), pretende coletar dados para a valorização das obras do arquiteto alemão Hans Broos em Santa Catarina, fornecendo instrumentos para incentivar o processo de preservação do conjunto de sua obra “A ideia surgiu da necessidade de preservar o patrimônio histórico catarinense. Nessa discussão, começamos a falar sobre a arquitetura moderna e como ela deve ser valorizada. O conjunto de obras do Hans Broos marcou a paisagem aqui em Santa Catarina, principalmente nas cidades do interior”, explica o professor Bernardo Brasil Bielschowsky, coordenador do projeto.

Hans Broos mudou-se para o Brasil em 1953 e se instalou em Blumenau. Sua principal obra na cidade é a sede da Cia. Hering (1968 - 1972). As obras de Broos são consideradas relevantes para a Arquitetura Moderna Brasileira. Aqui em Santa Catarina, foram construídas principalmente entre as décadas de 50 e 70.

residenciaHansBroos“Ele foi um cara muito especial para mim, porque além de ser uma referência em termos de arquitetura, foi ele quem me deu a primeira oportunidade e acreditou em mim” conta o professor Bernardo Brasil Bielschowsky. Ele conheceu Hans Broos em uma palestra em 2002. Assim que se formou em arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2003, Bielshowsky foi convidado pelo próprio arquiteto para trabalhar com ele em São Paulo. O professor é chamado com frequência para ministrar palestras sobre as obras de Broos. “A nossa relação sempre foi muito sincera, então um dos feedbacks que estou tendo da "juventude" é a forma respeitosa que tenho falado sobre a vida e a obra do Hans Broos. Não pretendo dizer o que o Broos queria dizer ou estava pensando quando fez determinada obra, mas ao contrário, tento demonstrar através das obras e dos contextos o que Broos realmente fez e da forma como fez, para que cada um tire as suas próprias conclusões”. Bielschowsky também está envolvido na organização do livro "Hans Broos: memória de uma arquitetura" que vai ser lançado ainda esse ano. “Não adianta discutir somente no nível acadêmico e para um público muito restrito. A gente pensa que o legado e o valor da obra do Broos está ao alcance de todos e é justamente por isso que ela deve ser valorizada, preservada, utilizada ou reabilitada”.

Hering Água VerdeO Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) possui um estudo em instrumentação (ou seja, em fase de coleta de informações) sobre o conjunto de obras de Hans Broos desde 2015. “Existe uma lista de obras, mas ninguém foi a campo para ver como estão as obras e qual é seu estado de conservação” conta o professor. Ele também acrescenta que a organização do projeto está trabalhando com diversos colaboradores de outras instituições, inclusive de outros órgãos relacionados à preservação arquitetônica das cidades catarinenses.

Uma das dificuldades enfrentadas na preservação dessas obras pode ser a própria família dos herdeiros. Em 2011, por exemplo, iniciou-se um processo para tombar uma casa projetada por Broos em Florianópolis. No meio do processo, os herdeiros descobriram e mandaram demolir a construção. Segundo o docente, esse fato contribuiu para a necessidade e urgência do projeto.

Bielschowsky conta com a ajuda da professora Ana Paula Pupo Correia atuando como coordenadora adjunta, três bolsistas e dois voluntários - Matheus Watanabe Moreno (Eng. Civil - IFSC), Yohana Pereira Passos (Design de Produto - IFSC), Sara Clarice dos Santos (Tecnico em Edificações- IFSC),  Mariana Fortkamp Bosse (Tecnico em Edificações- IFSC) e João Victor Heinzen Salvador (Eng. Civil - IFSC) -, que já estão fazendo a instrumentação das obras. O grupo pretende entregar ao IPHAN e aos demais órgãos um material mais completo, através de uma espécie de publicação, pois entendem que "muito mais do que apenas preencher as fichas de inventário, é necessário contextualizar a importância do legado do conjunto da obra do Broos".

Em setembro será realizado também um seminário sobre a importância das obras de Hans Broos no Câmpus Florianópolis. O evento vai divulgar o material coletado pelos envolvidos no projeto e será aberto a comunidade externa.

Os interessados podem entrar em contato com o professor Bernardo Brasil Bielschowsky no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Por Vitória Ferreira | Estagiária de Jornalismo | Assessoria de Comunicação e Marketing.

Fotos Arquivos Hans Broos (em ordem):
Praça na Sede da Hering em Blumenau
Residência do arquiteto em São Paulo
Hering Água Verde

contratacao temporaria

selo monitoria inscries abertas site