Home Notícias Alunos de Saneamento criam brinquedoteca em escola municipal na Armação

bannerSiteSNCT

Alunos de Saneamento criam brinquedoteca em escola municipal na Armação PDF Imprimir E-mail
Qui, 07 de Junho de 2018 14:19

Alunos reformam sofáUm grupo de alunos da sétima fase do curso técnico em Saneamento reformou uma sala da escola municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação, no sul da Ilha de Santa Catarina, e a transformou em uma brinquedoteca. Todo o trabalho foi feito com materiais reciclados e reutilizados, inclusive a reforma dos móveis e a construção de brinquedos. A orientação foi do professor Ricardo Lima.

brinquedos1“A ideia era desestimular o consumismo, além de seguir alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Escolhemos focar no consumo e produção responsável e na redução de geração de resíduos por meio da prevenção, reciclagem e reuso”, explica a estudante Mariana de Souza, que participou da ação.

O “Reciclar para Integrar” surgiu após uma visita técnica ao Projeto Lontra, na Lagoa do Peri. Lá, a turma foi instigada a fazer uma ação de sustentabilidade ligada a comunidades locais e acabou chegando à escola, que tinha uma sala subutilizada, onde os professores deixavam material de teatro, boi de mamão e móveis quebrados, como sofás e estantes. Em conversa com a direção, foi identificada a necessidade de um espaço para brincadeiras.

Menina com doação de brinquedos“Uma das coisas mais legais foi perceber a sensibilização das crianças quando começaram a ver o resultado. Várias vieram contar que tinham brinquedo em casa e iam trazer, pois viram que o bom de um brinquedo é que ele continue sendo usado e não guardado”, lembra Mariana. Outro ponto positivo foi que os alunos da escola perceberam que nem sempre algo 'de marca' é importante. “Uma das meninas me disse que sempre quis um jogo da Frozen, mas a mãe dela não podia comprar. Fizemos um similar de material reciclado e ela notou que a diversão era a mesma, não precisava do personagem para ser legal. Não precisa comprar tudo o que está na moda”.

Turma trabalha na reforma dos móveis“É uma troca que nenhum preço paga. Estar lá e ouvir de uma criança que, quando ela crescer, quer ser igual mim e estudar numa escola como o IFSC e, assim, ajudar outras pessoas; ver uma dupla de meninas brincando a tarde toda com um brinquedo que você fez. Não tem preço. Por isso nosso usamos o lema: Remodelamos o presente para transformar o futuro”, afirma Mariana.

Veja o antes e o depois da sala neste post da página do projeto.

Confira mais algumas fotos:

sofá antes
sofáreformado
brinquedos2
montandopufes
meninas brincando

Por Sabrina d'Aquino | jornalista | Assessoria de Comunicação e Marketing.

contratacao temporaria

selo monitoria inscries abertas site