Home Notícias Miniempresa do câmpus conta com a participação de alunos de diversos cursos técnicos integrados
Miniempresa do câmpus conta com a participação de alunos de diversos cursos técnicos integrados PDF Imprimir E-mail
Ter, 26 de Junho de 2018 22:44

Miniempresa 2A miniempresa Travellow, formada por estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica e Química, do Câmpus Florianópolis desenvolveu um produto com o mesmo nome para participar do Programa Miniempresa 2018, da organização social Junior Achievement. Trata-se de um travesseiro inflável prático, sustentável e portátil que pode ser usado em viagens, na praia, em acampamentos, entre outros.

Os próprios alunos estão fabricando o travesseiro, que utiliza como matéria-prima principal colchões infláveis usados e que seriam descartados por apresentarem furos ou deformidades. “Utilizamos colchões de ar usados, fruto de doações. Com isso, reduzimos sensivelmente os nossos custos e criamos um produto sustentável. Encontramos os furos, descartamos essa parte e aproveitamos o resto. No final das contas precisamos comprar apenas o tecido e a válvula, cortando nossos custos de produção pela metade”, conta o estudante da 6ª fase do curso técnico em Edificações Daniel Pereira, presidente da miniempresa Travellow.

O Programa Miniempresa possibilita que os alunos vivenciem a experiência prática do mundo dos negócios por meio da organização e operação de uma empresa. Ao longo de 15 semanas os jovens escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos. No final do programa, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Para Daniel, os maiores aprendizados dessa jornada pelo mundo dos negócios têm sido o fortalecimento do espírito de equipe e o despertar para o empreendedorismo, experiências que complementam os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A cada semana os alunos se revezam entre os departamentos da miniempresa (Marketing e Vendas, Produção, Recursos Humanos e Finanças) e têm a possibilidade de aprender sobre a estrutura, funcionamento e gestão de seus diferentes setores. “Estamos aprendendo sobre a estruturação de uma empresa com uma vivência bastante real. Caso alguém seja remanejado para outra diretoria, estará pronto para trabalhar nela”, afirma o presidente da Travellow.

Os estudantes seguem com a produção a todo vapor para participar de uma feira promovida pela Junior Achievement, que acontecerá no Beira Mar Shopping no próximo dia 30 de junho. O evento reunirá todas as miniempresas da região da grande Florianópolis.

Acompanhe a Travellow e adquira seus produtos por meio das redes sociais:

Facebook - https://www.facebook.com/travellowIFSC/

Instagram - @travellowIFSC