Home Notícias Miniempresa do câmpus conta com a participação de alunos de diversos cursos técnicos integrados
Miniempresa do câmpus conta com a participação de alunos de diversos cursos técnicos integrados PDF Imprimir E-mail
Ter, 26 de Junho de 2018 22:44

Miniempresa 2A miniempresa Travellow, formada por estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica e Química, do Câmpus Florianópolis desenvolveu um produto com o mesmo nome para participar do Programa Miniempresa 2018, da organização social Junior Achievement. Trata-se de um travesseiro inflável prático, sustentável e portátil que pode ser usado em viagens, na praia, em acampamentos, entre outros.

 

Os próprios alunos estão fabricando o travesseiro, que utiliza como matéria-prima principal colchões infláveis usados e que seriam descartados por apresentarem furos ou deformidades. “Utilizamos colchões de ar usados, fruto de doações. Com isso, reduzimos sensivelmente os nossos custos e criamos um produto sustentável. Encontramos os furos, descartamos essa parte e aproveitamos o resto. No final das contas precisamos comprar apenas o tecido e a válvula, cortando nossos custos de produção pela metade”, conta o estudante da 6ª fase do curso técnico em Edificações Daniel Pereira, presidente da miniempresa Travellow.

 

O Programa Miniempresa possibilita que os alunos vivenciem a experiência prática do mundo dos negócios por meio da organização e operação de uma empresa. Ao longo de 15 semanas os jovens escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos. No final do programa, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Para Daniel, os maiores aprendizados dessa jornada pelo mundo dos negócios têm sido o fortalecimento do espírito de equipe e o despertar para o empreendedorismo, experiências que complementam os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

A cada semana os alunos se revezam entre os departamentos da miniempresa (Marketing e Vendas, Produção, Recursos Humanos e Finanças) e têm a possibilidade de aprender sobre a estrutura, funcionamento e gestão de seus diferentes setores. “Estamos aprendendo sobre a estruturação de uma empresa com uma vivência bastante real. Caso alguém seja remanejado para outra diretoria, estará pronto para trabalhar nela”, afirma o presidente da Travellow.

 

Os estudantes seguem com a produção a todo vapor para participar de uma feira promovida pela Junior Achievement, que acontecerá no Beira Mar Shopping no próximo dia 30 de junho. O evento reunirá todas as miniempresas da região da grande Florianópolis.

 

 

Acompanhe a Travellow e adquira seus produtos por meio das redes sociais:

 

 

Facebook - https://www.facebook.com/travellowIFSC/

 

Instagram - @travellowIFSC

 

Twitter - @travellowIFSC

 

 

Ou via correio eletrônico, pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

  

 

Por Assessoria de Comunicação e Marketing | Câmpus Florianópolis

 

DESTAQUES

 

EDITAL13 2019

 

finpe oficial

 

FORMATURA

 

edital003 estagio

 

edital002 estagio

 

auxilio alimentao moradia

 

ouvidoria

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 63 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.