Home Notícias Alunos dos cursos de graduação devem fazer sua rematrícula através do Sigaa
Alunos dos cursos de graduação devem fazer sua rematrícula através do Sigaa PDF Imprimir E-mail
Qua, 27 de Junho de 2018 14:59

matrículasO final do semestre está logo ali. No entanto, professores e alunos já devem começar a se organizar para a fase seguinte. Os docentes devem lançar frequências, registrar avaliações, lançar notas de suas turmas dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Ação necessária até o fim oficial do atual semestre letivo, conforme calendário acadêmico, para que, posteriormente, os estudantes possam fazer a rematrícula em seus cursos.

>>> Confira o tutorial <<<

No Câmpus Florianópolis, esse é o compromisso dos alunos dos cursos de Graduação, exceto o curso de Design de Produto, neste mês de julho: realizar a rematrícula, que somente será realizada pelo Sigaa, ou seja, de forma online. A rematrícula será de 11 a 13 de julho, via  Sistema. Os alunos devem acessar o sistema previamente, antes da data de rematrícula, para verificar se há necessidade de atualizar suas informações de cadastro, caso a atualização se faça necessária deverá procurar o registro acadêmico para realizar as atualizações. As solicitações de matrícula serão processadas posteriormente e o resultado poderá ser consultado no próprio Sigaa.

O Sigaa serve para fazer rematrículas, solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares, além de gerar boletim e histórico escolar detalhado. O sistema dá ainda acesso a conteúdos didáticos, planos de aulas, ambientes virtuais e permite enviar mensagens para os professores e à coordenação do curso.

A rematrícula online é inédita para os alunos, e por isso está sendo disponibilizado um tutorial completo para que o estudante realize o processo.

Para entrar no Sistema, o aluno deverá acessar o Sigaa, e clicar em "Entrar no Sistema", que está no canto superior direito da tela. Em seguida, será preciso informar seu usuário e senha e clicar em Entrar, registrando na sequência seu login e senha. Aqueles que já são alunos do IFSC, com matrícula anterior a 2018 e acessavam o portal antigo, devem utilizar o mesmo login e senha. Caso tenha esquecido esses códigos, é possível recuperar, através de dispositivos oferecidos na mesma tela. Nos casos de primeiro acesso ao Sigaa, o estudante deverá efetuar o seu cadastro, através do botão “Cadastre-se”, para inserir seus dados – iguais aos fornecidos no momento de sua matrícula.

Após logar no Sigaa, o estudante estará mais perto de sua rematrícula, acessando o Portal do Discente. É nesse ambiente virtual que o aluno efetivará sua rematrícula. Para isso, basta clicar em "Matrícula On-Line", escolher sua opção e seguir os passos solicitados pelo sistema, que traz no cabeçalho algumas orientações.

Na mesma tela, o estudante encontrará listas de turmas que estão abertas para os componentes curriculares do seu currículo. Para fazer sua matrícula, ele deverá selecionar a turma e clicar em “Adicionar Turmas”. Em seguida o sistema mostrará as turmas selecionadas e a grade de horários de suas aulas. Se estiver tudo certo, basta clicar em “Confirmar Matrículas”. Do contrário, retorne a tela anterior para fazer a correção necessária. O processo só estará finalizado, após o estudante confirmar sua matrícula informando sua data de nascimento e senha e clicar novamente em “Confirmar Matrícula”.

Saiba Mais

No Portal do Discente, o estudante poderá acompanhar e efetuar diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, ambientes virtuais, dentre outras. Consultar o boletim, histórico escolar, efetuar rematrícula on-line, realizar o trancamento da matrícula, consultar diversas informações referentes ao curso, turmas, calendário, são possíveis acessando o menu Ensino. A matrícula on-line está prevista no Regulamento Didático Pedagógico (RDP), para discentes dos cursos de graduação, técnicos subsequentes e alguns cursos concomitantes.

Por Graziela Braga | Jornalista do IFSC

contratacao temporaria

selo monitoria inscries abertas site