Home Notícias Alunos do curso técnico em Mecânica restauram equipamentos da lavanderia do Asilo Irmão Joaquim

matriculas-tecnico

Alunos do curso técnico em Mecânica restauram equipamentos da lavanderia do Asilo Irmão Joaquim PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Julho de 2018 14:48

DSC 6701Na tarde da última quinta-feira, 05 de julho, os estudantes do módulo do curso técnico em Mecânica realizaram a entrega de uma centrífuga e uma passadeira de roupas industrial restauradas ao Asilo Irmão Joaquim. A parceria entre o Câmpus Florianópolis e a entidade filantrópica foi formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica Não Oneroso, firmado em 2017. Esse documento possibilitou que o conserto doequipamentos fosse objeto de estudos no Projeto Integrador dos alunos.

Ao longo do semestre os estudantes se depararam com vários desafios ao realizar o reparo das máquinas, que ambas foram fabricadas no início dos anos 90 e muitas das peças originais não são mais fabricadas. O professor Luciano Frederico de Souza destacou o empenho de todos na restauração. “Reutilizamos e adaptamos algumas peças a partir da sucata disponível no departamento. Os alunos se dedicaram bastante ao projeto, o que gerou uma economia para o asilo de mais de R$ 13 mil em material e mão de obra”.

Para a aluna Hiesa Corrêa Barcelos Figueiredo, a restauração resultou em um grande aprendizado. “Eu gostaria de agradecer ao IFSC peloDSC 6656 ensino de qualidade oferecido desde o primeiro semestre e também ao Asilo Irmão Joaquim por nos disponibilizar esse 'laboratório' que é a lavanderia. Foi uma ótima oportunidade para aplicar a teoria na prática”. Hiesa destacou ainda a importância do envolvimento de outros cursos em atividades dessa natureza. “Ficaríamos felizes se outros cursos do IFSC também pudessem auxiliar na revitalização desse espaço, pois seria uma forma de aprimorar o aprendizado e, ao mesmo tempo, ajudar essa instituição centenária”.

Os equipamentos foram recebidos com muito entusiamo pelos representantes do Asilo Irmão Joaquim. O vice-presidente da instituição, Vitor Warken Filho, ressaltou a importância desse tipo de parceria. “Esses jovens estão contribuindo muito com a nossa entidade. Graças ao empenho deles e ações como essas, conseguimos manter o nosso asilo”.

Sobre o Asilo Irmão Joaquim

O Asilo Irmão Joaquim é uma instituição filantrópica que atualmente abriga cerca de 40 idosos com idade superior a 60 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Trabalham no asilo cerca de 30 funcionários, entre eles enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais, além dos dez membros da direção, que atuam de forma voluntária. A instituição, mantida com recursos oriundos de ações filantrópicas, completou 116 anos no dia 04 de julho.

Onde fica

Avenida Mauro Ramos, 901 (em frente ao Câmpus Florianópolis)

Horários de visitação: diariamente das 14h às 18h

Por Assessoria de Comunicação e Marketing | Câmpus Florianópolis