Home Notícias Alunos do curso técnico em Mecânica restauram equipamentos da lavanderia do Asilo Irmão Joaquim
Alunos do curso técnico em Mecânica restauram equipamentos da lavanderia do Asilo Irmão Joaquim PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Julho de 2018 14:48

DSC 6701Na tarde da última quinta-feira, 05 de julho, os estudantes do módulo do curso técnico em Mecânica realizaram a entrega de uma centrífuga e uma passadeira de roupas industrial restauradas ao Asilo Irmão Joaquim. A parceria entre o Câmpus Florianópolis e a entidade filantrópica foi formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica Não Oneroso, firmado em 2017. Esse documento possibilitou que o conserto doequipamentos fosse objeto de estudos no Projeto Integrador dos alunos.

Ao longo do semestre os estudantes se depararam com vários desafios ao realizar o reparo das máquinas, que ambas foram fabricadas no início dos anos 90 e muitas das peças originais não são mais fabricadas. O professor Luciano Frederico de Souza destacou o empenho de todos na restauração. “Reutilizamos e adaptamos algumas peças a partir da sucata disponível no departamento. Os alunos se dedicaram bastante ao projeto, o que gerou uma economia para o asilo de mais de R$ 13 mil em material e mão de obra”.

Para a aluna Hiesa Corrêa Barcelos Figueiredo, a restauração resultou em um grande aprendizado. “Eu gostaria de agradecer ao IFSC peloDSC 6656 ensino de qualidade oferecido desde o primeiro semestre e também ao Asilo Irmão Joaquim por nos disponibilizar esse 'laboratório' que é a lavanderia. Foi uma ótima oportunidade para aplicar a teoria na prática”. Hiesa destacou ainda a importância do envolvimento de outros cursos em atividades dessa natureza. “Ficaríamos felizes se outros cursos do IFSC também pudessem auxiliar na revitalização desse espaço, pois seria uma forma de aprimorar o aprendizado e, ao mesmo tempo, ajudar essa instituição centenária”.

Os equipamentos foram recebidos com muito entusiamo pelos representantes do Asilo Irmão Joaquim. O vice-presidente da instituição, Vitor Warken Filho, ressaltou a importância desse tipo de parceria. “Esses jovens estão contribuindo muito com a nossa entidade. Graças ao empenho deles e ações como essas, conseguimos manter o nosso asilo”.

Sobre o Asilo Irmão Joaquim

O Asilo Irmão Joaquim é uma instituição filantrópica que atualmente abriga cerca de 40 idosos com idade superior a 60 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Trabalham no asilo cerca de 30 funcionários, entre eles enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais, além dos dez membros da direção, que atuam de forma voluntária. A instituição, mantida com recursos oriundos de ações filantrópicas, completou 116 anos no dia 04 de julho.

Onde fica

Avenida Mauro Ramos, 901 (em frente ao Câmpus Florianópolis)

Horários de visitação: diariamente das 14h às 18h

Por Assessoria de Comunicação e Marketing | Câmpus Florianópolis