Home Notícias Câmpus Florianópolis comemora seus 109 anos
Câmpus Florianópolis comemora seus 109 anos PDF Imprimir E-mail
Ter, 25 de Setembro de 2018 13:23

Bolo dos 109 anosNesta segunda, 24, o Câmpus Florianópolis comemorou os seus 109 - completos no dia anterior, 23 de setembro. As celebrações começaram com a abertura da 13ª Olimpíada dos cursos técnicos integrados, seguidos por cerimônias com homenagem aos 40 anos do Coral e aos servidores aposentados.

A diretora-geral do Câmpus Florianópolis, professora Andréa Martins Andujar, destacou as vitórias da instituição, obtidas por seus alunos, professores, técnicos e gestores. “Aprendemos que as áreas técnicas e humanas se completam e contribuem para um desenvolvimento mais completo do estudante como profissional e cidadão. Não é demais lembrar que atingimos ao longo de nossa experiência um modelo de gestão que prima e luta pela manutenção da democracia em todas as instâncias, cumprindo com todas as regulamentações de colegiados e conselhos, mas para além disso, que constata que não se faz gestão sem ouvir cada servidor técnico ou docente, cada aluno ou familiar ou público que conosco tenha contato”.

Outro discurso que emocionou a comunidade presente na celebração foi o da professora Gizely Cesconetto, que homenageou a também professora Tânia Meyer com um texto de sua autoria chamado “Retrato de Professora”. “Não há uma articulação nela que não doa. Mesmo assim, um sorriso largo e generoso habita sua face junto com um olhar doce e penetrante. Ela ri muito. É alegre na alma. Faz vinte e um anos que está nesta escola e há vinte e um anos abraça todos os seus alunos”, ressaltou Gizely. A professora Tânia foi homenageada, junto com o professor e maestro Irineu Melo, pelos 40 anos do Coral do Câmpus Florianópolis.

Em seguida, os participantes desta cerimônia cantaram parabéns e foi servido o já tradicional bolo de aniversário do câmpus.

>>> Confira fotos da abertura da Olimpíada <<<

>>> Fotos das homenagens ao Coral e corte do bolo <<<

Homenagem aos aposentados

À tarde, foi realizada uma outra cerimônia, desta vez homenageando os servidores aposentados entre outubro de 2017 e setembro de 2018. Confira aqui as fotos.

“É o momento de reconhecer aqueles que, muitas vezes, passaram mais tempo de sua vida dentro do câmpus do que em família, aqueles que se dedicaram a transformar o Câmpus Florianópolis na referência que ele é hoje”, afirma a diretora-geral Andréa.

Os 109 anos do Câmpus Florianópolis

Em 1909, a criação da Escola de Aprendizes e Artífices marcou o início da trajetória do Câmpus Florianópolis, com assinatura de decreto, junto com outras escolas em todo o país, pelo presidente Nilo Peçanha. Ao longo dos anos, a instituição passou por várias mudanças. Na década de 90, a então Escola Técnica Federal foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica e desde 2008 atua como Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis.

Ao longos destes anos, a instituição cresceu junto com a cidade e, depois se expandiu para todas as regiões do Estado. Mas o Câmpus Florianópolis segue sendo o maior, tanto em número de alunos, como de cursos e número de servidores. O câmpus tem atuado na vanguarda da pesquisa, do ensino e da extensão, tendo seus cursos sempre bem avaliados tanto pelo Ministério da Educação quanto pelo mercado, que recebe de forma positiva e com reconhecimento os seus egressos.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing

contratacao temporaria

matriculas-tecnico

banner encceja