Home Notícias Semana Lixo Zero terá palestras e oficinas no Câmpus Florianópolis
Semana Lixo Zero terá palestras e oficinas no Câmpus Florianópolis PDF Imprimir E-mail
Sex, 26 de Outubro de 2018 14:33

Semana-Lixo-ZeroA Semana Lixo Zero, que está sendo realizada em diversas cidades de todo o país, também terá programação no Câmpus Florianópolis. Será na próxima segunda (29), durante todo o dia, na sala C210 do Bloco Central. Serão palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas ligados à redução de produção de lixo e reciclagem (confira a programação abaixo).

O Câmpus Florianópolis protagonizou a adesão do IFSC à Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, com a assinatura de convênio em fevereiro deste ano. De lá pra cá, sob a coordenação da professora do câmpus Twisa Barcellos Nakazima, estão sendo desenvolvidas ações sustentáveis, em parceria com o IFSC Sustentável, um projeto que já existia na instituição.

Entre as atividades realizadas no IFSC, estão aulas práticas de compostagem; apresentações de artigos em congressos; educação e conscientização ambiental; oficina de reciclagem de papel; produção de sabão a partir do óleo de cozinha, detergente e sabão líquido; reaproveitamento e reutilização de materiais recicláveis e monitoramento dos processos já existentes no IFSC.

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o instituto tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

Local: Sala do Bloco Central C210

Tema: UpCycle, o caminho do meio
Palestrante: Barbara Wood

Tema: Projetos e Instalações x Execução e resíduos na construção civil
Palestrante: Custódio de Sá Junior

Tema: Cidades Lixo Zero - o caso de Florianópolis
Palestrante: Lucas Arruda, Superintendente de Saneamento da Prefeitura de Florianópolis
Horário: das 15h30 às 16h30
Oficina: Produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado
Professoras: Maria Angélica B. Marin e Twisa T. Barcellos Nakazima

Horário: das 16h30 às 17h30
Oficina: Produção de sabão líquido econômico
Professoras: Maria Angélica B. Marin e Twisa T. Barcellos Nakazima

Roda de conversa: Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero
Participantes: UDESC, UFSC, ILZ e IFSC

Por Assessoria de Comunicação e Marketing.

banner encceja

contratacao temporaria

selo monitoria inscries abertas site