Home Notícias Estudantes de cursos superiores de tecnologia podem concorrer a bolsas de estudo no Canadá
Estudantes de cursos superiores de tecnologia podem concorrer a bolsas de estudo no Canadá PDF Imprimir E-mail
Seg, 26 de Novembro de 2018 11:13

bolsas canadaEstudantes de cursos superiores de tecnologia do IFSC podem concorrer a uma bolsa de estudos no Canadá. A seleção interna terá inscrições de 26 a 28 de novembro (segunda a quarta-feira), e o estudante selecionado pelo IFSC vai concorrer à bolsa com alunos dos outros cinco institutos federais da Região Sul

As bolsas são oferecidas pelo Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil, uma parceria entre o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Colleges and Institutes Canada (CICan). As bolsas de estudos incluem taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá. Também está incluída uma ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, além de ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no país norte-americano.

A duração da bolsa é de, no máximo, 16 meses, incluindo: curso de idioma (inglês ou francês), por no máximo seis meses; dois semestres de estudos de graduação, com duração de oito meses; e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa, com duração de dois (2) meses.

Quem pode se candidatar

Podem se candidatar estudantes que já concluíram pelo menos dois semestres consecutivos do curso sem reprovações ou notas incompletas, com coeficiente de rendimento maior ou igual a 70% e com, no mínimo, mais um semestre acadêmico ainda a ser cursado após o retorno do Canadá. O candidato deve também ter resultados satisfatórios em testes de proficiência em inglês ou francês (Delf, Ielts, TCF, Toefl iBT ou Toefl ITP) - o edital estabelece as pontuações mínimas para cada exame.

As inscrições devem ser feitas por meio do envio de documentos listados no edital (item 5) para o e-mail da Assessoria de Relações Internacionais ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

As candidaturas vão ser avaliadas internamente no IFSC por uma comissão composta para isso, considerando  a carta de motivação e uma e entrevista presencial ou por videoconferência para conferir a proficiência em língua francesa ou inglesa. O resultado vai ser divulgado em 3 de dezembro.

Posteriormente, haverá outra seleção, conduzida pelo Conif. A instituição brasileira e o CICan vão dar prioridade a inscrições de estudantes mulheres, negros, pardos, indígenas e de baixa renda na seleção, desde que atendam aos critérios de elegibilidade.

Mais informações no edital interno do IFSC e no portal do Conif.

contratacao temporaria

matriculas-tecnico

banner encceja

selo monitoria inscries abertas site