Home Notícias Idealizador de equipe de robótica de alunos do IFSC e aluna aprovada em concurso formam-se em gabinete
Idealizador de equipe de robótica de alunos do IFSC e aluna aprovada em concurso formam-se em gabinete PDF Imprimir E-mail
Qui, 10 de Janeiro de 2019 14:45

Colação foi no dia 3 de janeiroNo segundo dia útil do ano, dois agora egressos do Câmpus Florianópolis formaram-se em gabinete: Mariana Maria Kons Hoffmann, em Engenharia Civil; e Asaph Mross Becker, em Eletrônica Industrial. Apesar de a formatura estar prevista para março, os dois precisaram adiantar por questões profissionais. A outorga de grau foi feita pela diretora-geral Andréa Martins Andujar.

Mariana fez o juramento antes de receber a outorga de grauMariana passou em um concurso na prefeitura de Biguaçu. “Passei no concurso para fiscal de obras e posturas na Prefeitura de Biguaçu”, contou, feliz, acompanhada da mãe e do namorado, que vieram prestigiar a colação e entrega de certificado.

Carlos representou o filho AsaphJá Asaph foi representado pelo pai, Carlos Eugênio Becker. Um dos idealizadores da FRC Magic Island, equipe formada por estudantes do Câmpus Florianópolis para participar da maior competição de robótica do mundo (a FRC), Asaph não pôde estar presente pois está morando na Austrália. Ele também pediu a colação em gabinete pois já está empregado na área. “Estou na Austrália há dois anos. Quando vim para cá, faltava apenas o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”. O então estudante foi orientado pelo professor Fernando Pacheco, que fez a orientação por meio de inúmeras reuniões via Skype e contatos via e-mail. “Ele foi uma pessoa que me ajudou muito para que eu conseguisse concluir essa etapa final. Outra pessoa muito importante nessa jornada foi o professor Reginaldo Steinbach, sempre me incentivando no curso, no projeto da robótica e disposto a ajudar”, lembra.

Na Austrália, Asaph trabalha na Pymble Ladies, uma escola com cerca de 2 mil estudantes – e é só para meninas. “É muito legal, no Brasil eu ainda não vi algo que se compare as escolas daqui, a infraestrutura é muito boa e eles tem todos os tipos de atividades para as alunas”.

“Eu trabalho nessa escola como professor de robótica e ensino alunas entre 10 e 18 anos a desenvolver robôs para competir em diversas competições estaduais, nacionais e internacionais. Elas aprendem a desenvolver robôs por completo e como programá-los em diversas linguagens de programação. Ter criado a equipe no IFSC foi algo me ajudou bastante para que eu conseguisse este emprego, pois para trabalhar em uma escola deste porte é muito concorrido e ter uma experiência dessa é essencial”, explica o tecnólogo.

A passagem pelo Câmpus Florianópolis é só elogios. “Fazer o curso no Câmpus Florianópolis foi uma experiência muito boa, os professores sempre estavam dispostos a ajudar fora do horário de aula e esse contato direto com eles foi algo que me incentivou bastante durante o curso. A estrutura que o IFSC me proporcionou também foi muito boa, na maioria das vezes foi disponibilizado todos os materiais e equipamentos necessários para a execução dos projetos.”

O professor Reginal Steinbach, que esteve na colação de grau em gabinete, agradeceu Asaph. “O Asaph é um exemplo de aluno, para nós. Sempre comprometido, e nos deixou um legado”, afirmou, lembrando da equipe Magic Island.

Atualmente, além da competição de robótica, os integrantes da equipe são responsáveis por apresentações e projetos de extensão que levam a robótica e a programação a mais alunos e alunas dos níveis fundamentais e médios. Em 2018, a Magic Island esteve em diferentes câmpus do IFSC para fomentar a criação de mais equipes para a FRC.

LPor Sabrina d'Aquino | Assessoria de Comunicação e Marketing.

edital12

Matriculas2019 2