Home Notícias Câmpus Florianópolis integra grupo de estudos Brasil-Inglaterra sobre recursos hídricos
Câmpus Florianópolis integra grupo de estudos Brasil-Inglaterra sobre recursos hídricos PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Janeiro de 2019 13:30

WhatsApp Image 2019-01-15 at 17.41.10Durante a segunda semana de 2019, cerca de 40 pesquisadores do Brasil e da Inglaterra reuniram-se em Florianópolis para discutir as diferenças e semelhanças entre os serviços de ecossistemas de água doce dos dois países. A professora do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACC), Débora Brentano, representou o IFSC Câmpus Florianópolis no Freshwater Ecosystem Services Workshop, organizado pelo professor Maurício Patrício, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Anne Robertson, da University of Roehampton (Londres).

deboraDurante a oficina, foram realizadas saídas de campo para diferentes ecossistemas de água doce em Florianópolis, como a Lagoa do Peri. “ A ideia era saber se existiam e quais as diferenças entre os ecossistemas de recursos hídricos de água doce em climas tropicais, como no Brasil, e climas temperados, como o da Inglaterra. E, a partir disso, elaborar ações para ampliar a pesquisa sobre o tema.

WhatsApp Image 2019-01-15 at 17.41.09Ao fim do workshop, foram formados cinco grupos de trabalho (Gts), que trabalharão em revisões em relação a cinco temas:
• a existência (ou não) de diferenças entre os serviços prestados pelos rios, lagos e demais recursos hídricos de água doce nas diferentes latitudes;
• qual o efeito do uso da terra (ações na cobertura do solo, como cidades, agricultura, etc) nos serviços ecossistêmicos de recursos hídricos de água doce;
• quais as lacunas de conhecimento sobre a área nos dois tipos de clima;
• quais os serviços ecossistêmicos prestados pela pesca;
• e quais os efeitos dos nutrientes (que vêm da agricultura, dos esgotos) nesses sistemas.

De acordo com Débora, outro acordo feito foi a busca conjunta de recursos de financiamento de pesquisas nas agências de fomento do Brasil e da Inglaterra.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing

sorteioEstacionamento