CSO - Coordenadoria de Saúde Ocupacional |
![]() |
![]() |
![]() |
COORDENADORIA DE SAÚDE OCUPACIONAL - IFSC FLORIANÓPOLIS
A Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO), prevista no Regimento Geral do IFSC-Florianópolis, fundamenta-se na Política de Atenção à Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal – PASS, decreto nº 6833/2009, na Portaria 03, de 07 de Maio de 2010/MPOG, que estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor/NOSS e na Portaria 03, de 25 de Março de 2013/MPOG, que Institui as diretrizes gerais de promoção da saúde do servidor público federal. A definição das atividades da CSO estão pautadas, portanto, nas diretrizes da NOSS para implementação de ações de vigilância e promoção à saúde do servidor que aponta, em seu Art. 7º, três grandes estratégias para a implementação das ações:
ESTRATÉGIA 1. AVALIAÇÃO DOS AMBIENTES E PROCESSOS DE TRABALHO:
Ações 1. Levantamento das causas de afastamento do trabalho por saúde; 2. Sistematização dos comunicados da perícia médica oficial realizada pelo SIASS; 3. Realização de estudos diagnósticos: mapas de risco, QVT, Avaliação Ergonômica, etc.
ESTRATÉGIA 2. ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DO SERVIDOR:
Ações
1. Acompanhamento de pessoas com deficiência/PCD nos processos de exames admissionais, estágio probatório e vida laboral; 2. Acolhimento dos servidores afastados por saúde por mais de 30 dias ou conforme gravidade da situação; 3. Acompanhamento de casos provenientes da equipe SIASS; 4. Demanda espontânea – acolhimento e acompanhamento de servidores que procuram espontaneamente o serviço por questões de saúde e relações de trabalho; 5. Restrições Laborativas – orientação e acompanhamento da condição laboral dos servidores com restrições médicas; 6. Preparação para aposentadoria – realização de ações de acolhimento e orientação ao processo de aposentadoria; 7. Apoio a realização de Campanha anual de Vacinação; 8. Exames Periódicos – apoio e orientação no processo anual de realização de exames periódicos; 9. Comunicação de acidente de trabalho/CAT - orientação ao servidor e encaminhamento ao SIASS e CISSP;
ESTRATÉGIA 3. REALIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE, PAUTADAS NA METODOLOGIA DE PESQUISA INTERVENÇÃO:
Ações
1. Promover e realizar a elaboração de Plano de vigilância, prevenção e promoção da saúde em articulação com a CISSP; 2. Capacitação da CISSP; 3. Informativo Mensal – jornal interno e link digital; 4. Capacitação de lideranças/gestores; 5. Realização de Ciclo de debates, palestras, oficinas, etc.
Para melhor delineamento das ações e considerando a capacidade da equipe, anualmente são definidas ações prioritárias conforme as necessidades observadas nos atendimentos e contexto institucional. A Coordenadoria conta com uma equipe psicossocial, composta de Assistente Social, Psicologas e estagiários das duas áreas, além de algumas importantes parcerias, como as já realizadas com os cursos de Segurança do Trabalho e de Enfermagem, GEAP Saúde, UFSC, SIASS, entre outros. As principais demandas e as que mais têm exigido esforço da equipe técnica, em termos de qualificação do atendimento, estão relacionadas aos afastamentos por transtornos mentais e do comportamento, causados de modo genérico pelo modo de organização e relações no trabalho, o que não difere do contexto macro social, na realidade, a particularidade do Câmpus retrata o processo saúde-doença mental do atual contexto produtivo mundial. Neste sentido o maior compromisso da Coordenadoria é com o acolhimento das situações de sofrimento e adoecimento mental relacionado ao trabalho. Entenda-se acolhimento aqui, enquanto conceito que orienta a prática profissional fundada numa esculta qualificada, atenta, que possa gerar vínculo, confiança e ser mediadora no delineamento de estratégias individuais e coletivas de cuidados e promoção de saúde. Em caso se dúvida, agendamento de atendimento, esclarecimentos ou outra questão envie e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
PERGUNTAS FREQUENTES
|