Home Notícias Estudantes e servidores realizam atividades de conscientização e protesto contra cortes na educação
Estudantes e servidores realizam atividades de conscientização e protesto contra cortes na educação PDF Imprimir E-mail
Qua, 15 de Maio de 2019 16:47

mesaredondaEstudantes e servidores do Câmpus Florianópolis, de outros câmpus e também escolas e universidades da Grande Florianópolis mobilizaram-se na manhã desta quarta (15) em defesa das instituições federais de ensino. A organização das atividades foi das entidades estudantis e de sindicatos.

librasOs alunos foram recepcionados durante a manhã com um café, oferecido pelo Grêmio Estudantil Livramento. Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda que abordou assuntos como representatividade estudantil, política e representatividade cultural. O Grêmio também articulou a realização de oficinas de Libras (com participação de alunos do Câmpus Palhoça-Bilíngue), teatro, História, Química, entre outros.

“Notamos que o pessoal do câmpus é consciente e interessado, mas que às vezes não sabe aonde ir com esse interesse. Nossa ideia era mostrar como há possibilidades de se trabalhar a mobilização estudantil seja dentro do campus, seja no movimento cultural. Também organizamos uma mostra das atividades de extensão e abrimos as portas do câmpus para mostrar para toda a comunidade como temos relevância para a cidade, que nossos cursos dão retorno à sociedade das mais diversas formas”, explica Ísis Leites, representante do Grêmio.

beckO Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) também articulou atividades, entre elas a palestra do cartunista Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho, que falou sobre arte engajada (foto). Já o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Florianópolis (Sintraturb) marcou presença oferecendo o almoço, pão com linguiça, para estudantes e participantes da mobilização.

Entenda os motivos

As manifestações do dia 15 de maio foram motivadas por um bloqueio de cerca de 30% dos recursos destinados às despesas de custeio e investimento das instituições federais de ensino.O próprio Conif divulgou na quinta-feira (9) nota oficial manifestando publicamente a posição do órgão em relação ao bloqueio do orçamento. O texto traz informações sobre a relevância social e os resultados de excelência dos institutos federais, reafirmando a necessidade de diálogo para que alunos, servidores e a sociedade não sejam prejudicados com a medida.

Entenda o bloqueio

Para 2019, o IFSC tem aprovado em Lei Orçamentária Anual (LOA) R$ 78,34 milhões para despesas discricionárias. Desse total, R$ 55,86 milhões estão previstos para gastos com ações de custeio como água, luz, contratos terceirizados de limpeza e vigilância, insumos para aulas práticas e demais necessidades básicas para funcionamento. Com o bloqueio no sistema do Governo Federal, R$ 20,77 milhões estão retidos, o que indica um percentual de 37,18%.

O bloqueio afeta também os recursos para investimentos, inicialmente previstos em R$ 7,71 milhões. As ações de expansão da infraestrutura e compra de livros foram contingenciadas em R$ 2,52 milhões (32,74%). Outra natureza de despesa bloqueada impacta na capacitação dos educadores – eram previstos para esse ano R$ 697,26 mil e o corte retirou R$ 209,178 mil (30%). O bloqueio não afetou os R$ 14,08 milhões dos recursos da política nacional de assistência estudantil.

Em síntese, dos R$ 78,34 milhões aprovados na LOA para o IFSC executar em 2019, o total bloqueado soma R$ 23,50 milhões (37,18%). Os gastos com folha de pagamento não compõem o orçamento discricionário – são despesas compulsórias.

Entenda mais

- descontinuidade dos pagamentos de contratos terceirizados de limpeza e segurança, água, luz, insumos para aulas práticas, manutenção para equipamentos laboratoriais, cancelamento de visitas técnicas e assim por diante.

- o IFSC atende mais de 50 mil estudantes no estado de Santa Catarina, atuando desde a formação inicial e continuada (cursos de qualificação), educação de jovens e adultos (Proeja), ensino médio técnico, cursos técnicos subsequentes, formação de professores, cursos superiores (graduação), e pós-graduação (especializações e mestrados). Para saber como estudar no IFSC, clique aqui.

- de acordo com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau, o que houve foi um contingenciamento de recursos. No mesmo sentido, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que esteve na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal afirmou que os cortes são reversíveis. A Pró-reitoria de Administração (Proad) do IFSC reitera que no sistema de gestão financeira do Governo Federal o montante consta bloqueado.

- para conhecer e acompanhar os gastos e destinação dos recursos federais executados pelo IFSC, o cidadão pode fazer uso do Portal da Transparência - que traz todos os empenhos e execuções financeiras por CPF ou CPNJ de destino.

- os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia formam trabalhadores. Sem qualificação, o mercado de trabalho perde, a economia enfraquece, a cultura desaparece do cotidiano, o desenvolvimento do país estaciona e retrocede. Dessa forma, o IFSC alerta que o impacto do bloqueio não afeta somente a vida das 50 mil pessoas diretamente atendidas nas salas de aula. Outras, pelo menos, 500 mil pessoas atendidas serão indiretamente prejudicadas com a redução de projetos de pesquisa e de extensão.

- o IFSC está presente em 20 cidades do estado de Santa Catarina: Araranguá, Canoinhas, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis – Continente, Garopaba, Gaspar e Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau e Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, São José, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

Por Reitoria do Instituto Federal de Santa CatarinaPor Assessoria de Comunicação e Marketing.

EDITAL13 2019

finpe oficial