Home Notícias Câmpus Florianópolis conquista o primeiro lugar no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras
Câmpus Florianópolis conquista o primeiro lugar no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Agosto de 2019 12:59

desafioifscA cerimônia de encerramento do 8º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) anunciou e premiou as oito equipes que ganharam o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. Estudantes dos câmpus Florianópolis, São José, São Miguel do Oeste, Itajaí, Jaraguá do Sul e Araranguá foram os contemplados com prêmios de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

Ao todo, 200 alunos, de 19 câmpus, inscreveram-se na competição. A primeira etapa iniciou com 66 grupos inscritos. Na eliminatória seguinte, restaram 15 equipes. Estas reuniram-se durante o Sepei 2019 para o pitch, uma apresentação rápida (de 5 a 7 minutos) com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela sua ideia.

Oito delas conquistaram os avaliadores e receberão auxílio financeiro e de empreendedorismo para conseguir colocar em prática sua ideia de produto, de processo tecnologicamente novo ou ainda sugerir melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes.

O 1º lugar ficou com a “Iluminatus”, do Câmpus Florianópolis. Os estudantes Ian Schmiegelow Dannapel, Jhonatan de Freitas Lang, Lucas Seara Manoel e Cleisson Fernandes Da Silva uniram-se com o mentor Joabel Moia para reduzir o desperdício na iluminação exterior, como nas ruas e calçadas. "Para isso vamos criar a nossa iluminação inteligente, que através de sensores de vídeo monitoramento e reconhecimento com inteligência artificial de veículos e pessoas vai controlar a intensidade da luminária", conta Ian, aluno de Engenharia Eletrônica.

Já o estudante do Câmpus São José, Gabriel Dias dos Santos e a mentora Maria Cláudia de Almeida Castro montaram a “Team RefeiCão” e faturaram o segundo lugar. Já a terceira colocada, equipe “Agroduino SMO”, do Câmpus São Miguel do Oeste, conseguirá trabalhar com a automatização de arraçoamento de suínos, ou seja, o controle do fornecimento da ração conforme o peso e consumo por suíno. Quem desenvolve são os alunos Maicon Luan Ogliari, Andrei Fernando Basei e Fábio Jean Boness, e o mentor e professor Luiz Carlos Baron.

A ideia do projeto surgiu a partir da prática profissional do aluno Maicon. O estudante trabalha com o sistema, porém com o tratamento realizado de forma manual, o que acaba gerando desperdícios ou falta de ração adequada aos suínos conforme sua real necessidade. “E isto faz com que o lucro seja menor com os desperdícios e com um peso final do suíno menor do que poderia ter”, afirma Baron.

Conheça o perfil das equipes inscritas

Com o auxílio do relatório dos inscritos, é possível traçar um perfil dos 200 interessados na competição. Mais da metade dos participantes (55%) estuda em cursos técnicos do IFSC. Em segundo lugar estão os alunos de bacharelados (22,5%). E, em terceiro, aqueles que apostam em cursos de Tecnologia (21,5%). A maioria deles é jovem, com idade entre 16 e 18 anos, e estuda em cursos como Química, Mecânica, Engenharia Eletrônica, Produção Multimídia, Ciência da Computação, Design de Produto ou Eletromecânica.

Os câmpus com o maior número de inscritos são Florianópolis (16%), Itajaí (16%), as duas unidades de Jaraguá do Sul (22%), Lages (9%), São José (6%), Chapecó (4%), Palhoça (4%) e São Miguel do Oeste (4%). Outros câmpus também marcaram presença na lista de interessados: Caçador, Florianópolis-continente, Araranguá e São Lourenço do Oeste.

Resultado do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

1º lugar: Iluminatus – Câmpus Florianópolis

2º lugar: Team RefeiCão – Câmpus São José

3º lugar: Agroduino SMO – Câmpus São Miguel do Oeste

4º lugar: Phyto Bio+ – Câmpus Itajaí

5º lugar: Handsfree – Câmpus Jaraguá do Sul/GW

6º lugar: Catus – Câmpus Araranguá

7º lugar: Inovasustentável – Câmpus Itajaí

8º lugar: LAVETEC - Câmpus Jaraguá do Sul/GW

Entenda melhor a competição.

sorteioEstacionamento

auxilio alimentao moradia