Home Notícias XX Edição da Mostra Design do IFSC
XX Edição da Mostra Design do IFSC PDF Imprimir E-mail
Sex, 03 de Maio de 2013 10:58

marca-mostra-designCom o tema "Mentes Temporais", será realizada de 7 a 9 de maio a 20ª Mostra Design do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Florianópolis. A programação conta com palestras, oficinas e mesas-redondas. Organizado pelos alunos do curso de Design de Produto do Câmpus Florianópolis, o evento é gratuito e aberto à comunidade.

A edição deste semestre tem como objetivo abordar o histórico do Design, promovendo datas importantes como os 50 anos de ensino de Design no Brasil, os 10 anos de curso do Design no IFSC, a 20ª edição da Mostra e a regulamentação da profissão de Design no País. “ Essa temática foi escolhida também pela possibilidade de ampla reflexão de como, a partir das nossas práticas projetuais, interferimos no tempo. O que era uma sucessão de eventos, começou a ser visado como porções, divisões de datas, e dessa forma, criou-se o tempo: inicialmente, unidade de medida de trabalho evoluindo para estruturação de uma sociedade”, explica a aluna Larissa Júlia Anselmo, integrante da Comissão Organizadora da 20ª Mostra Design do IFSC.

Além da exposição de trabalhos dos acadêmicos e de profissionais em Design de Produtos, o evento contará com palestras, oficinas e mesas-redondas. Entre os palestrantes, estão personalidades influentes da área como Ari Rocha, Freddy Van Camp e Cláudia Mont’alvão. A Mostra será realizada no Câmpus Florianópolis e é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas na hora.

Programação

O dia 7 representará o passado e trará atividades que remetam a um contexto histórico do design. Durante a tarde, será promovido o "Café com Dinossauros", um bate-papo com a presença de professores, alunos e egressos do curso. No dia 8, serão abordadas discussões mais atuais como a regulamentação da profissão de Design no País. Já no dia 9 a temática será em torno das expectativas em relação ao futuro da vida profissional e acadêmica dentro do design.

Confira abaixo as atividades já definidas:

3ª | 7 de maio | Passado

Abertura da 20ª Mostra Design IFSC

Palestra “A Construção do Futuro” com Ari Rocha

13h30 - 15h
“Design Business- panorama do design nos ultimos e próximos anos” com Associação dos Designers de Produto (ADP)

15h- 17h
“Oficina de Mandalas Criativas” com Gabriel Young

17h30- 19h
Café com Dinossauros

19h30 - 21h
Palestra “Ensino em Design: a implementação da LBDI em Florianópolis” com Tamiko Yamada

4ª | 8 de maio | Presente

8h - 9h20
Palestra Noto Design

9h40 - 11h30
Palestra “Ergodesign e usabilidade no processo projetual de produtos” com Cláudia Mont’alvão

Seminários de Produção Acadêmica
Local a definir

13h30 -14h | “Materiais, superfícies e percepções” por Thaís Guimarães Dos Santos (IFSC)
14h-14h30 | “Projetos de embalagem para fones de ouvido” por Thiago Alves Vieira (UDESC)
14h30 – 15h | “Um Boizinho-de-Mamão: O projeto de um livro pop-up” por Jean Menezes (UFSC)
15h – 15h30 | “O objeto como reflexo do homem” por Cynthia Levitan (IFSC)

16h - 17h30
“Cases de Design Colaborativo com a Revista Clichê” por Revista Clichê

17h30 - 19h20
“Gestalt aplicada à Marca da 20ª Mostra” com Lucas Prisco Puga e Patrícia Laus Mattos

19h30 - 21h
Palestra “Regulamentação da profissão de Design no Brasil” com Freddy Van Camp

5ª | 9 de maio | Futuro

8h - 9h30
Etapa de conceituação da marca do CST em design de produto IFSC

Palestra “Choque de gerações – um enfoque na “Y” com Alexandre Magalhães

Meu Móvel de Madeira - design e processos de desenvolvimento

13h30 - 15h
Palestra "Tendências do User Experience - Projetando o presente e o futuro" com Priscilla Albuquerque

15h30 - 17h30
ICom

17h30 - 19h
“De Volta Para o Futuro: movimento estudantil, empoderamento e co-criação” com pré-CoNDE Floripa

Encerramento da 20ª Mostra Design IFSC

Sobre a Mostra

A Mostra Design do IFSC é realizada há dez anos pelo curso de Design de Produto do Câmpus Florianópolis. Com um caráter acadêmico-cultural, o evento é organizado por estudantes da unidade curricular de Gestão do Design, que têm por objetivo expor trabalhos dos alunos do curso e gerar discussões sobre as temáticas que permeiam o Design.

Mais informações sobre a 20ª Mostra Design no site www.20mostradesign.com ou na página do Facebook www.facebook.com/MostraDesignIFSC.

Matriculas2019 2

edital12