Home Notícias Alunos participam de simulação de organismos internacionais
Alunos participam de simulação de organismos internacionais PDF Imprimir E-mail
Sex, 03 de Maio de 2013 11:15

 

siemUm grupo de 17 alunos de cursos técnico integrados do Câmpus Florianópolis vai participar no próximo sábado, 4 de maio, da Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio (SiEM), evento promovido pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O evento ocorre no auditório da Reitoria da UFSC, na Capital, e vai simular uma assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, com os temas “A entrada de Taiwan como Estado-membro pleno da ONU” e “Conselho de Segurança da ONU: O caso Sakineh Ashtiani”. Na simulação, os alunos do IFSC vão atuar como representantes das delegações de Argentina, Israel, Japão, Nicarágua e Togo. Os estudantes do IFSC são acompanhados pelas professoras Christina Martinez Hipólito, Eliodória de Fátima Eleutério Ventura e Masae Kawano.

 

A professora Christina Martinez Hipólito explica que o SiEM tem relação com as unidades curriculares de História, Geografia e Sociologia. “O SiEM possibilita que os alunos tenham um maior aprofundamento nas questões relativas a política internacional, compreendendo a complexidade existente nas relações entre as nações”, diz. Capacidade de argumentação e crítica com fundamento são algumas das competências que os estudantes vão exercitar no evento.

Os estudantes e professores do IFSC fizeram reuniões para que os alunos compreendessem como funciona o SiEM e qual o papel deles no projeto. Foi criado um grupo no Facebook, os alunos produziram papers e, em uma reunião, a equipe simulou o encontro que acontecerá no sábado.

Além do IFSC, participam da atividade outras 10 instituições públicas e privadas. No total, serão 320 estudantes de ensino médio na simulação. O SiEM, criado em 2011, é um projeto de extensão que busca simular as principais mesas de debate e tomadas de decisão nas organizações internacionais, como Assembleia Geral da ONU, Organização dos Estados Americanos e Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre outras. Visa a fomentar a educação e a cultura, estimular a criatividade e inovação, o conhecimento e sua transferência, o consumo consciente da sociedade, a tolerância entre os diferentes e práticas de sustentabilidade, contemplando, assim, não só os alunos participantes, mas toda a sociedade.

A organização é feita pelos alunos do curso de Relações Internacionais, orientados por professores. São quatro estudantes bolsistas e 35 voluntários. Segundo Maíra Rodrigues, uma das bolsistas, modelos de simulação como o do SiEM existem em outros países e que no Brasil teve a Universidade de Brasília (UnB) como uma das pioneiras.

Confira abaixo a relação de alunos do IFSC participantes do SiEM 2013.

Argentina
Geovana Besen de Sousa
Mariline Kurt
Matheus Gonçalves

Israel
Antonio Neto
Gabriel Andrade
Guilherme Miranda


Japão
Jéssica Pereira
Luiza Costa
Natália Bruh

Nicarágua
João Fiammengli
Joice Hinkel
Paula Ferreira

Togo
Franciele Laner
Gabriel Raupp
Jeffrey Corrêa
Luís Weissheimer Costa
Marcos da Silva

 

DESTAQUES

 

Matriculas2019 2

 

edital12

 

EditalIntercambio

 

xviicbl

 

finpe oficial

 

FORMATURA

 

 auxilio alimentao moradia

 

ouvidoria

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 65 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.