Home Notícias Evento nacional discute estratégias para o combate ao lixo no mar
Evento nacional discute estratégias para o combate ao lixo no mar PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Outubro de 2019 16:13

Professor Walter Widmer apresenta painel sobre origem do lixo no marO professor Walter Martin Widmer, do Departamento Acadêmico de Construção Civil, representou o Câmpus Florianópolis no Seminário "Estratégias para o Combate ao LIxo no Mar", realizado no Museu Naval, centro histórico do Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro, com apoio da Marinha Brasileira, do ICMBio, da agência de fomento alemã GIZ e do Projeto TerraMar.


O evento destacou a importância do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, lançado pelo governo federal em março de 2019. Também foi enfatizada a interface do combate ao lixo no mar com a gestão ambiental urbana, uma vez que grande parte do lixo marinho ter origem continental. "Minha participação foi no sentido de destacar as deficiências da gestão dos resíduos sólidos urbanos na geração de lixo no mar, realçando o importante papel do monitoramento com base científica para instruir decisões gerenciais e a contribuição do setor educacional como formador de recursos humanos qualificados, tanto no nível técnico como no nível de bacharelados e de pós-graduação", explicou Widmer, que é professor no curso técnico de Meio Ambiente e do mestrado em Clima e Ambiente e participou do painel "Identificando as principais fontes e hotspots de lixo no mar".

De acordo com ele, o seminário destacou ainda a iniciativa de monitoramento do lixo no mar através dos mutirões de limpeza e a formação da Rede Nacional de Coleções Didáticas e Científicas de Lixo Marinho, ideia essa que conta com a participação de alguns institutos federais. O evento foi encerrado com o relato de sucesso do combate ao lixo no mar em Portugal.

Com informações do professor Walter Widmer.

 

DESTAQUES

 

EditalIntercambio

 

FORMATURA

 

edital 302019 CronogramaEntrevista

 

snct2019

 

edital 302019

 

sorteioEstacionamento

 

auxilio alimentao moradia

 

edital monitoria

 

finpe oficial

 

ouvidoria

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 56 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.