Home Notícias Ex-aluno do Câmpus Florianópolis está no primeiro listão de aprovados na USP por medalhas em olimpíadas do conhecimento
Ex-aluno do Câmpus Florianópolis está no primeiro listão de aprovados na USP por medalhas em olimpíadas do conhecimento PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Outubro de 2019 15:34

mateusisraelO estudante Mateus Israel Silva (foto), formado em Eletrônica no primeiro semestre de 2019, foi aprovado para o curso de Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP), uma das mas conceituadas no país, via edital para medalhistas em olimpíadas do conhecimento. Esta foi a primeira vez que a USP adotou esta forma de ingresso para cursos de graduação. Mateus é medalhista das olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia.


Neste primeiro edital, foram 113 vagas em 60 cursos de graduação. A maioria das vagas estava vinculada a cursos de ciências exatas e engenharias, mas também houve opções em cursos na área de humanas, como Gestão de Políticas Públicas e Design, e biológicas, como Farmácia, Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas.

“A USP, preocupada em ampliar o acesso de estudantes em seus 182 cursos de graduação, adota mais uma modalidade de ingresso: as competições de conhecimento. Nosso objetivo é possibilitar o ingresso de estudantes medalhistas em nossa universidade. Com isso, pretendemos retribuir à sociedade um ensino de qualidade e excelência”, afirma o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

A seleção foi feita de acordo com um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas para a seleção e a pontuação mínima exigida foram definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa nas quais os cursos são oferecidos. Entre as competições aceitas estão as olimpíadas nacionais e internacionais nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática e Robótica.

De acordo com a USP, esse tipo de ingresso é exclusivo para alunos brasileiros, concluintes do ensino médio e que tenham sido premiados há, no máximo, dois anos em uma das competições do conhecimento definidas pelas unidades.

Com informações da USP.

 

DESTAQUES

 

EditalIntercambio

 

FORMATURA

 

edital 302019 CronogramaEntrevista

 

snct2019

 

edital 302019

 

sorteioEstacionamento

 

auxilio alimentao moradia

 

edital monitoria

 

finpe oficial

 

ouvidoria

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 56 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.