Home Notícias Ex-aluno do Câmpus Florianópolis está no primeiro listão de aprovados na USP por medalhas em olimpíadas do conhecimento
Ex-aluno do Câmpus Florianópolis está no primeiro listão de aprovados na USP por medalhas em olimpíadas do conhecimento PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Outubro de 2019 15:34

mateusisraelO estudante Mateus Israel Silva (foto), formado em Eletrônica no primeiro semestre de 2019, foi aprovado para o curso de Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP), uma das mas conceituadas no país, via edital para medalhistas em olimpíadas do conhecimento. Esta foi a primeira vez que a USP adotou esta forma de ingresso para cursos de graduação. Mateus é medalhista das olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia.


Neste primeiro edital, foram 113 vagas em 60 cursos de graduação. A maioria das vagas estava vinculada a cursos de ciências exatas e engenharias, mas também houve opções em cursos na área de humanas, como Gestão de Políticas Públicas e Design, e biológicas, como Farmácia, Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas.

“A USP, preocupada em ampliar o acesso de estudantes em seus 182 cursos de graduação, adota mais uma modalidade de ingresso: as competições de conhecimento. Nosso objetivo é possibilitar o ingresso de estudantes medalhistas em nossa universidade. Com isso, pretendemos retribuir à sociedade um ensino de qualidade e excelência”, afirma o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

A seleção foi feita de acordo com um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas para a seleção e a pontuação mínima exigida foram definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa nas quais os cursos são oferecidos. Entre as competições aceitas estão as olimpíadas nacionais e internacionais nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática e Robótica.

De acordo com a USP, esse tipo de ingresso é exclusivo para alunos brasileiros, concluintes do ensino médio e que tenham sido premiados há, no máximo, dois anos em uma das competições do conhecimento definidas pelas unidades.

Com informações da USP.

 

DESTAQUES

 

matriculas2020 2

 

professor

 

bannerSite

 

alimentao-1

 

auxlio-moradia

 

edital monitoria

 

encceja2019

 

FORMATURA

 

ouvidoria

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 73 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.