Home Notícias Comitê de Gestão de Crises recomenda análise de cenários para auxiliar no planejamento do IFSC
Comitê de Gestão de Crises recomenda análise de cenários para auxiliar no planejamento do IFSC PDF Imprimir E-mail
Qui, 07 de Maio de 2020 23:14

Nesta quinta-feira (07), foi realizada mais uma reunião do Comitê de Gestão de Crises do IFSC, a primeira com todos os novos diretores-gerais eleitos no ano passado, que tomaram posse recentemente, e com o reitor pro tempore André Dala Possa. Após um breve esclarecimento sobre o papel do comitê, os integrantes fizeram uma análise da situação e novos encaminhamentos. A intenção é que o IFSC possa se preparar para um retorno das atividades de forma planejada, ainda que não haja uma previsão para isso.


Diante do decreto nº 587 do Governo Estadual de SC, publicado em 30 de abril, que suspendeu as aulas presenciais por tempo indeterminado, o Comitê solicitou que o IFSC faça uma reunião com o Governo de SC - incluindo dirigentes da reitoria e dos câmpus - para solicitar mais clareza sobre esta previsão. O objetivo é ter um horizonte de possíveis cenários para organizar a instituição. A expectativa é que esta reunião seja agendada até o início da próxima semana.

Com base nos questionamentos trazidos pelos diretores-gerais de câmpus e entendendo que as decisões não cabiam ao Comitê, será realizada uma reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes do IFSC para tratar dos cenários, impactos e desdobramentos. Após essas agendas, o encaminhamento será solicitar uma webconferência com integrantes do Conselho Nacional de Educação, em conjunto com o Instituto Federal Catarinense.

No momento, a maioria dos câmpus mantém as atividades não presenciais após o Conselho Superior do IFSC dar autonomia para que cada um decidisse sobre isso. Veja aqui como está a situação em cada câmpus.

Formaturas

Em uma de suas primeiras reuniões, o Comitê de Gestão de Crises havia decidido suspender todas as solenidades de formaturas, eventos e reuniões previstos para espaços de grande aglomeração de pessoas, ato que foi oficializado pela portaria n° 1438. Considerando as manifestações de alunos para recebimento de seus diplomas e certificados, o Comitê irá solicitar ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC que atualize a resolução nº 005/2010, que regulamenta a outorga de grau, para que contemple excepcionalidade em casos de emergência ou situações de calamidade pública e permita a outorga de grau virtual.

Para deixar mais clara a situação, também se solicitou a alteração da portaria n° 1438, para destacar que a suspensão das solenidades de formaturas, eventos e reuniões é somente para as realizadas na forma presencial.

Outros encaminhamentos

Com base na manifestação de diretores-gerais dos câmpus, que relataram a angústia de alguns técnicos administrativos em manter suas atividades de casa em situações específicas - como, por exemplo, auxiliares de laboratório -, o Comitê apontou a necessidade de uma nota técnica aos servidores técnico-administrativos com mais esclarecimentos do plano de trabalho.

Na próxima reunião, a Diretoria de Comunicação deverá apresentar um plano de comunicação para compartilhar as ações que estão sendo feitas em relação à divulgação de assuntos relacionados ao coronavírus e para manter o contato com os alunos e servidores nessa situação de distanciamento.

Papel do Comitê

Na primeira parte da reunião, a coordenadora de jornalismo, Nadia Garlet, explicou para os novos integrantes o papel do Comitê, que teve sua criação prevista na Política de Comunicação do IFSC, lançada em 2013. Uma notícia já foi divulgada em abril no Portal do IFSC para deixar mais clara a forma de atuação do comitê.

A composição do comitê foi atualizada por portaria nesta segunda-feira (06). Clique aqui para visualizar os integrantes atuais. Outro encaminhamento da reunião desta quinta é que profissionais da área da saúde sejam convidados a integrar o comitê.

A próxima reunião do Comitê será na segunda-feira, 11 de maio, às 9h.

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC

 

DESTAQUES

 

sorteioEstacionamento

 

alimentao-1

 

auxlio-moradia

 

edital monitoria

 

professor

  

matriculas2020 1

 

FICIngles

 

eleicoes-daltec

 

encceja2019

 

FORMATURA

 

ouvidoria

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 51 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.