Home Notícias Canal Enfermagem IFSC trará ‘lives’ e vídeos sobre pandemia, saúde e temas da área
Canal Enfermagem IFSC trará ‘lives’ e vídeos sobre pandemia, saúde e temas da área PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Maio de 2020 20:11

Estreia será nesta terça, dia 19 de maio, às 10h

Os cursos técnicos em Enfermagem dos câmpus Florianópolis e Joinville uniram-se para criar o canal Enfermagem IFSC no Youtube. O objetivo do projeto é integrar as expertises e saberes dos dois grupos docentes e ampliar o acesso tanto de estudantes como da comunidade em geral a informações de saúde confiáveis e de fácil compreensão. A ideia nasceu como uma proposta de compartilhamento de material produzido por alunos, mas acabou crescendo por conta do distanciamento social exigido pela pandemia.


“Ano passado, ao retornar do meu afastamento para o doutorado, iniciei a ministrar a disciplina de Semiotécnica da Enfermagem. Percebi que alguns alunos buscavam informação em canais do Youtube. Meus filhos, que estão no fundamental, quando não entendem algo da escola, também buscam videoaulas. Com o início da graduação em Enfermagem, alguns professores solicitaram criação de vídeos como apresentação de alguns trabalhos dos estudantes. Então, percebi o alcance da ferramenta e a facilidade e proximidade que os alunos têm com essa plataforma”, conta a professora Josiane Steil Siewert, do Câmpus Joinville.

O canal do Youtube foi criado para que os trabalhos pudessem ser compartilhados e havia a previsão de produzir videoaulas de semiotécnica. Com a pandemia e as aulas remotas, a plataforma passou a alojar aulas pré-gravadas para facilitar o acesso dos estudantes. Ao entrar em contato com a professora Vanessa Jardim, do Câmpus Florianópolis, Josiane ficou sabendo da boa experiência do curso da Capital com um vídeo alusivo à Semana da Enfermagem e de uma live sobre fake news e a importância de buscar informações corretas e surgiu a proposta de um canal conjunto.

“A proposta é criar playlists dentro do canal com temáticas específicas e projetos na área da saúde. Em continuidade às atividades da Semana da Enfermagem e para inaugurar a parceria e o canal, iniciaremos a série O Cuidar com Evidências”. A estreia será nesta terça, dia 19, às 10h, com as professoras Josiane e Vanessa conversando com Ramom Jardim, enfermeiro em Portugal, especialista em Enfermagem em Cuidados Intensivos e mestrando em Gestão dos Serviços de Saúde na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES)  de Buenos. O tema será o cuidado baseado em evidências aos idosos em instituições.

A ideia é fazer uma live por semana. A semana da estreia, excepcionalmente, terá duas por se tratar das comemorações também da Semana da Enfermagem. A segunda conversa está agendada, também para o dia 19, às 19h. A convidada será Thamara Petrella, supervisor da qualidade da Rede D’Or São Luiz, São Paulo, que falará sobre qualidade nos serviços de saúde, gestão de crise, emoções na pandemia, motivação de equipes e a preocupação em trazer a teoria para a prática nessas situações.

 

DESTAQUES

 

sorteioEstacionamento

 

alimentao-1

 

auxlio-moradia

 

edital monitoria

 

professor

  

matriculas2020 1

 

FICIngles

 

eleicoes-daltec

 

encceja2019

 

FORMATURA

 

ouvidoria

 

icone docentes horarios atividades

 

Nós temos 47 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.