Home Notícias Inep anuncia adiamento das inscrições do Enem 2020
Inep anuncia adiamento das inscrições do Enem 2020 PDF Imprimir E-mail
Sex, 22 de Maio de 2020 19:22

Nesta sexta (22), o MEC anunciou a prorrogação do prazo de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para até a próxima quarta-feira, 27 de maio, às 23h59, com pagamento da taxa até dia 28. Na quarta (20), o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já havia anunciado o adiamento, pelo prazo de 30 a 60 dias, das provas. A decisão vale tanto para a aplicação das provas na versão impressa quanto digital. Os dois tipos de prova seriam aplicados em novembro.

Na nota oficial divulgada pelo Inep na quarta-feira, publicada também o portal do Ministério da Educação (MEC), a decisão pelo adiamento das provas é atribuída “às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus”. A nota informa também que os estudantes inscritos serão consultados em relação à melhor data para aplicação das provas.

Inscrições

A inscrição deve ser feita na Página do Participante, no site ou no aplicativo do Enem, até as 23h59 desta quarta-feira, 27 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até 28 de maio. Têm direito à isenção do pagamento da taxa candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio em 2020 em escola pública; tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada; e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Consulte o edital para verificar os detalhes dos critérios de isenção. Os candidatos que se enquadrarem nesses critérios serão beneficiados pela gratuidade, mesmo que não façam a solicitação formal da isenção.

No ato da inscrição, os candidatos devem anexar uma foto no sistema. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou outros acessórios que escondam a fisionomia.

Sisu

A nota do Enem é utilizada para ingresso nos cursos superiores que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso do IFSC, todas as vagas dos cursos de graduação (bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas) são ofertadas via Sisu. Por isso, quem desejar disputar uma vaga nos cursos superiores da instituição em 2021 deverá fazer as provas do Enem 2020.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações do Inep e do MEC

sorteioEstacionamento