Home Notícias Atividades não presenciais de ensino retornam a partir de 2 de julho para estudantes do Câmpus Florianópolis
Atividades não presenciais de ensino retornam a partir de 2 de julho para estudantes do Câmpus Florianópolis PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Junho de 2020 16:32

O Colegiado do Câmpus Florianópolis decidiu, na última sexta, dia 26, retomar de forma progressiva as atividades não presenciais (ANP) de ensino a partir desta quinta, dia 2 de julho. Os professores publicarão o cronograma de volta de cada turma/disciplina, por isso os estudantes devem ficar atentos ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa – na versão desktop ou na versão mobile). Dúvidas também poderão ser encaminhadas para as coordenações de curso. A decisão foi publicada na resolução 009/2020.

Uma das justificativas para o retorno às ANP foi a necessidade de, numa futura volta às aulas presenciais, diminuir o fluxo de estudantes nas turmas, pois a previsão é de que ainda seja necessário o distanciamento entre as pessoas em ambientes públicos por muito tempo. Com o adiantamento de alguns conteúdos, ficará mais fácil reorganizar os espaços quando necessário.

A reunião, realizada de forma on-line, também definiu as regras para a realização das ANPs, publicadas na resolução 008/2020.

Segundo a regulamentação, serão consideradas ANP tanto atividades assíncronas (acessível a estudantes em qualquer horário, como aulas gravadas, documentários, leituras de textos, orientações de estudo) quanto síncronas (aulas “ao vivo”, com hora e duração pré-determinadas). As atividades práticas que não puderem ser desenvolvidas serão realizadas no retorno às aulas presenciais.

A recomendação é que sejam respeitadas os dias de aula de cada componente curricular para entrega de tarefas por parte dos discentes, com possibilidade de flexibilização de datas acordadas. As atividades síncronas terão de ser, obrigatoriamente, no mesmo horário estabelecidos para as aulas presenciais – exceto quando houver anuência unânime de toda a turma para uma troca de horário.

As monitorias também retornarão de forma on-line, devendo ser reorganizadas e definidas pelos orientadores, em conjunto com o(a) monitor(a) – os horários de atendimento serão divulgados pelo curso e pelos docentes das disciplinas.

A resolução 008/2020 também garante que os alunos que não conseguirem participar das ANP têm assegurada a oportunidade de realização das atividades curriculares em um outro momento.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing.

professor

bannerSite