Home Notícias [Podcast] Diálogos sobre o conto “O papel de parede amarelo”
[Podcast] Diálogos sobre o conto “O papel de parede amarelo” PDF Imprimir E-mail

papelamareloNo segundo episódio do podcast “Arte e cultura remota para os seus ouvidos”, você vai conhecer um pouco mais do trabalho da escritora norte-americana Charlotte P. Gilman (1860-1935). Ela é autora do conto “O papel de parede amarelo”, em que narra em primeira pessoa, as angústias de uma mulher confinada em um quarto pelo marido. A obra é considerada uma das precursoras da literatura feminista nos Estados Unidos. Nesse episódio, você ouvirá trechos da obra interpretados pela estudante do IFSC Flávia Sachet e irá conferir uma discussão sobre gênero, saúde mental e privação de liberdade que contará com a participação das convidadas Karine Pretto (psicóloga) e Eloísa Silva (acadêmica de Psicologia e artista) que são de Xanxerê.

O podcast “Arte e cultura remota para seus ouvidos” é um dos resultados do projeto de extensão “(Des)controle remoto: literatura como sobre(vivência), indag(ação) e trans(formação) em tempos de isolamento social”, coordenado pela professora de Inglês do Câmpus Itajaí Aline Guerios. O grupo de leitura, que promove discussões de forma on-line, transformou parte do conteúdo de suas reuniões em podcasts que ficarão disponibilizadas nas plataformas do IFSC. Os episódios são produzidos pela coordenadora do projeto Aline Guerios e pelo servidor Jeferson Vieira, coordenador de Produção Audiovisual do IFSC.

O programa será postado quinzenalmente, aos sábados, no site do IFSC e nas principais plataformas de podcast (Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Anchor, Breaker, Castbox, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic).

Os podcasts são o resultado dos encontros virtuais que estão sendo realizados às quintas-feiras, às 19h. As reuniões são abertas ao público e para participar basta acessar este link. O próximo encontro será no dia 06 de agosto e será sobre arte e cultura hip hop no sul do Brasil.

Conheça o projeto de extensão

Quando o período de distanciamento social começou, a professora de Inglês do Câmpus Itajaí Aline Guerios teve a sensibilidade de perceber que era preciso ampliar as formas de diálogo com os alunos, servidores e com a comunidade externa e ela escolheu a literatura para propor isso. Ela reuniu uma série de projetos de extensão que envolvem arte e cultura de diferentes câmpus e que estavam parados, por conta da pandemia, para propor um grupo de literatura virtual. Foi assim que ela uniu os projetos “Nas entrelinhas: literatura de autoria feminina no presídio feminino de Itajaí”, coordenado pelo professor Leonardo da Silva (câmpus São José), o grupo de teatro Palcollet do câmpus Xanxerê, o Jornal literário do Câmpus Itajaí e o curso técnico concomitante em Teatro do Câmpus Joinville e submeteu ao edital de chamada emergencial de enfretamento ao Covid-19 o projeto “(Des)controle remoto: literatura como sobre(vivência), indag(ação) e trans(formação) em tempos de isolamento social”.

Já foram realizados 10 encontros virtuais e a proposta é que as atividades sejam realizadas até o mês de dezembro. Os encontros têm sido realizados semanalmente, sempre às quintas-feiras às 19h, e em cada um são trabalhados temas que envolvem questões de gênero, desigualdade ou mesmo de isolamento social como o que estamos vivendo agora.

Por Comunicação do Câmpus Itajaí

matriculas2020 2