Como fazer Extensão no IFSC PDF Imprimir E-mail

Na lei 11.892/2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, encontramos na seção II - Das Finalidades e Características dos Institutos Federais, “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica”. Mas, se a extensão é tão comentada no ambiente universitário, sabemos que dentro do IFSC ainda temos um longo caminho a percorrer. Como Instituto Federal de Educação, podemos dizer que somos uma escola nova que está aprendendo a realizar extensão. Hoje, há basicamente duas formas de se desenvolver extensão no IFSC: por meio de projetos de extensão ou realizando ações de extensão. Abaixo, descrevemos de maneira sucinta cada uma delas:

Projeto de Extensão – Quando vinculado a algum edital do IFSC (lançados durante o ano pelo campus ou pela Reitoria), um projeto de extensão possui tempo determinado para sua execução, conta com aporte financeiro institucional e deve ser coordenado por servidor do IFSC e contar com a participação de estudante-bolsista. Destina-se prioritariamente ao desenvolvimento de atividades junto à comunidade externa, mas também pode atender ao público interno – estudantes e servidores. Quando um projeto de extensão não está vinculado a edital, sua duração é definida pelos idealizadores, porém não conta com apoio financeiro institucional. Exemplos de Projetos de Extensão: (1) prática regular de atividade física direcionada à terceira idade, aberta à comunidade e também aos servidores da instituição que se encontram nessa faixa etária; (2) curso de informática básica voltado a jovens e adultos da comunidade externa.

Ação de Extensão – É toda iniciativa realizada por servidor do IFSC que tenha por finalidade a troca de saberes entre os membros da comunidade acadêmica e a comunidade externa. Uma ação de extensão é caracterizada por ser de curta duração (máx. 20 horas) e não está vinculada aos editais de extensão institucionais. Ao final, seu idealizador registra a ação realizada e pode solicitar certificação aos participantes. Exemplos de Ação de Extensão: (1) professores de História e de Língua Portuguesa promovem uma mesa redonda para discussão do polêmico acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa, aberta à comunidade externa; (2) a realização de uma oficina na área da Eletrônica, realizado nas instalações do IFSC Campus Florianópolis e destinada a estudantes da rede pública de ensino.

cursos FIC

inscricoes SISU