Como fazer Extensão no IFSC PDF Imprimir E-mail

 

Na lei 11.892/2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, encontramos na seção II - Das Finalidades e Características dos Institutos Federais, “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica”. Mas, se a extensão é tão comentada no ambiente universitário, sabemos que dentro do IFSC ainda temos um longo caminho a percorrer. Como Instituto Federal de Educação, podemos dizer que somos uma escola nova que está aprendendo a realizar extensão. Hoje, há basicamente duas formas de se desenvolver extensão no IFSC: por meio de projetos de extensão ou realizando ações de extensão. Abaixo, descrevemos de maneira sucinta cada uma delas:

 

Projeto de Extensão – Quando vinculado a algum edital do IFSC (lançados durante o ano pelo campus ou pela Reitoria), um projeto de extensão possui tempo determinado para sua execução, conta com aporte financeiro institucional e deve ser coordenado por servidor do IFSC e contar com a participação de estudante-bolsista. Destina-se prioritariamente ao desenvolvimento de atividades junto à comunidade externa, mas também pode atender ao público interno – estudantes e servidores. Quando um projeto de extensão não está vinculado a edital, sua duração é definida pelos idealizadores, porém não conta com apoio financeiro institucional. Exemplos de Projetos de Extensão: (1) prática regular de atividade física direcionada à terceira idade, aberta à comunidade e também aos servidores da instituição que se encontram nessa faixa etária; (2) curso de informática básica voltado a jovens e adultos da comunidade externa.

 

Ação de Extensão – É toda iniciativa realizada por servidor do IFSC que tenha por finalidade a troca de saberes entre os membros da comunidade acadêmica e a comunidade externa. Uma ação de extensão é caracterizada por ser de curta duração (máx. 20 horas) e não está vinculada aos editais de extensão institucionais. Ao final, seu idealizador registra a ação realizada e pode solicitar certificação aos participantes. Exemplos de Ação de Extensão: (1) professores de História e de Língua Portuguesa promovem uma mesa redonda para discussão do polêmico acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa, aberta à comunidade externa; (2) a realização de uma oficina na área da Eletrônica, realizado nas instalações do IFSC Campus Florianópolis e destinada a estudantes da rede pública de ensino.

 

 

DESTAQUES

 

cursos FIC

 

inscricoes SISU

 

discussao RI

 

horario aulas docentes2

 

icone docentes horarios atividades

 

edital estagio intext

 

observatorio egressos

 

 

Nós temos 109 visitantes online
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.