Home Ingresso Atendimento Diferenciado

Atendimento Diferenciado PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Ingresso desenvolve ações de Inclusão Social de acesso e ingresso.

Acesso significa aproximação, chegada a determinado lugar. Neste sentido, o Departamento de Ingresso promove ações para ampliar as possibilidades de aproximação dos candidatos ao IFSC, tais como:
- divulgação da campanha para seleção de alunos;
- articulação de visitas às escolas e às instituições sociais;
- esclarecimento de dúvidas sobre os processos de seleção por meio do telefone: 0800 722 0250 e do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ;

Ingresso é o ato formal de entrada de um aluno em um curso, a partir do cumprimento das condições exigidas para tal. No IFSC, o ingresso se dá de diversas formas: sorteio, análise socioeconômica, análise documental, provas e ENEM. Neste sentido, o Departamento de Ingresso promove ações para ampliar as possibilidades de ingresso no IFSC. Conheça as ações desenvolvidas:

Isenção (gratuidade) da taxa de inscrição: nos processos de seleção em que há cobrança de taxa de inscrição, o candidato que não tem condições de pagar o valor da taxa e os doadores regulares de sangue podem solicitar a isenção da taxa, ou seja, podem solicitar o não pagamento deste valor, mediante comprovação da condição.

Atendimento diferenciado para pessoas com necessidades específicas: atendimento oferecido em todos os processos de seleção por meio de prova ou que exigem presença do candidato. Veja alguns exemplos de atendimento diferenciado:

- candidato com deficiência visual total será oferecido texto em braile. Caso haja necessidade, será oferecido apoio de ledor;

- candidatos com baixa visão, será oferecido texto ampliado. Caso haja necessidade, será oferecido apoio de ledor;

- candidato com deficiência física ou com dificuldade de mobilidade será oferecido acessibilidade ao local de seleção;

- candidato com dificuldade de escrever, será oferecido apoio para transcrição;

- candidato surdo será oferecido apoio de intérprete com domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

- candidata que tiver necessidade de amamentar durante o período de realização de seleção, será permitida saída para tal;

- candidato sob a responsabilidade do Estado (apenado, em cumprimento de medidas socioeducativas, hospitalizado, internação domiciliar), será oferecida aplicação da prova do processo de seleção nos locais específicos, mediante compromisso firmado entre o Departamento de Ingresso e a Instituição que tutela o candidato;

- tempo adicional de 1 (uma) hora ao candidato, desde que justifique e seja considerada razoável a necessidade apresentada ao Departamento de Ingresso.

Reserva de Vagas (cotas) no ingresso de cursos de graduação: O IFSC adota dois tipos de reserva de vaga:

- aos candidatos negros que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública;

- aos demais candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública.

Prazos e documentos necessários para solicitar Isenção, Atendimento Diferenciado e Reserva de Vaga podem ser consultados nos editais (documento normativo) que estabelecem as normas do processo de seleção no site do Departamento de Ingresso (www.ingresso.ifsc.edu.br) ou em um dos nossos campi (escolas).

Esperamos com essas ações preservar e fortalecer o Instituto Federal de Santa Catarina como instituição pública, gratuita, inclusiva, democrática e com educação de qualidade.

Documentos de Inclusão Social, clique para baixar o pdf:

2010/1 e 2010/2 - Relatório de Isenção e Atendimento Diferenciado dos Ingressos

2008/2 | 2009/1 | 2009/2 Dados comparados dos ingressos : cursos superiores e modalidades de ensino.

2009/2 - Relatório de Atendimento Diferenciado do Ingresso

2009/2 - Relatório de Isenção do Ingresso